28 maio 2010

COM VONTADE DE SER RELEVANTE

Cheguei ao Grajaú tem pouco mais de um ano. Estou vivendo uma nova experiência pastoral, numa região diferente e distante da qual vivi toda a minha vida.
Tem sido desafiador, mas penso que é uma oportunidade para ser relevante, numa geração que precisa, mas se esquiva de Deus.
Ser relevante é um desafio para a Igreja desse tempo. Por muitos anos ficamos guardados dentro de nossos templos, com programas infindáveis, nos escondendo e impedindo que fossemos diferentes. Conseguimos, por muito tempo, em muitos lugares, ser apenas estranhos e esquisitos.
Está no tempo de sairmos do templo. Está no tempo de voltarmos nossos olhos para as ruas, para as calçadas, para os nao cristãos, de um modo diferente do que temos feito até aqui.
Ser relevante é um desafio para os pastores desse tempo. As pessoas não suportam mais suas teologias, faladas envelopadas em togas, chatérrimas, muito bem escritas, mas distante das pessoas.
Ë preciso que eles entendam que os tempos mudaram. Não podemos comunicar o evangelho do mesmo modo que fazíamos há décadas atrás.
Ser relevante é um desafio para o crente, como indivíduo. Chega dele ficar preocupado com coisas irrelevantes e sem sentido. Enquanto alguns crentes fazem questao de cantar hinos, e outros de cantar apenas cânticos, milhões deles não conseguem entender que nem um, nem outro, é A expressão de adoração.
Crentes precisam compreender que cada tem um ministério. Seja dentro da Igreja, ou fora dela. Aliás, mais precisamente fora dela.
Ser relevante é enxergar o mundo e vê-lo como Deus vê. Se fizermos isso teremos a possibilidade de encanta-lo com uma mensagem poderosa de transformação.

17 maio 2010

EU SEI QUE TEM GENTE QUE GOSTA

Já falei aqui, outras vezes. Preocupo-me, sinceramente, com o tipo de "ministério" que acha que os fins justificam os meios.
Assim tenho visto alguns, famosos ou não, espalhados, e sendo divulgados por aí.
Sei que tem gente que gosta. Sei de alguns que falarão que não devemos lutar contra nós mesmos. Entretanto, precisamos saber se contra o que lutamos, são realmente nossos.
Será que o evangelho que eles pregam é dos nossos?
Sabado agora, o Silas Mal-afaia, se desligou da Convenção das Assembleias de Deus. A mesma que até ano passado ele concorreu a cargos eletivos da convenção, apoiando "politicamente" um outro candidato, que não esse que venceu.
Agora, o Silas Mal-afaia quer uma convenção somente para ele.
Segundo o tal, todas as igrejas que aparecem o nome "Vitoria em Cristo", pode tirar imediatamente, "se não fizer por bem, fará por mal".
Lindo! Puro evangelho!
E ainda tem gente que vai atrás.

13 maio 2010

FÓRUM SOBRE VIOLÊNCIA NO GRAJAÚ

Estaremos realizando no dia 22 de maio, às 10 horas, um fórum social que vai debater a violência no bairro Grajaú.
Pretendemos falar sobre as dificuldades que encontramos no bairro, que facilitam os índices de violência, mas também queremos ser parte da solução deste problema que atinge a todos nós.
O bairro é bonito, tem um ar provinciano, encravado na cidade do Rio de Janeiro. As famílias são antigas no lugar, e é tipícamente pacato.
Contudo, no entorno do Grajaú a violência tem atingido de forma cruel milhares de cidadãos. Queremos ser agentes de transformação da história.
A oportunidade está diante de nós: esperamos, caso se interesse, esteja conosco. Sua opinião, seu sentimento e sua visão, em muito contribuirão para melhorar o bairro.