26 junho 2008

Impressões sobre a Fé nos dias atuais


Volto ao Blog. Depois de um tempo postanto "irresponsavelmente" entre semanas, quero me dedicar a plantar pensamentos e reflexões, minhas ou não, semanalmente.

O blog recomeçou com cara nova. Foi uma "obra" de meu irmão Wagner, que é WebDesigner.

Quero começar pensando a fé, nos dias atuais.

Tenho me dedicado a pensar a vida cristã como sendo algo que transcende a formalidade dos teólogos intelectuais e o frenesi de alguns neo-pentecostais.

Gosto de pensar a fé cristã com o "entendimento" pregado por Paulo, e o fervor empírico sentido por Isaías, quando "vê" os querubins ao redor do trono.
Infelizmente o que contemplamos hoje, via RÁDIO ou TV, são pregadores que pretendem ser porta-vozes da fé, da mensagem evangélica, mas parecem abdicar da mensagem do evangelho.

Encontramos uma pregaçao que fala de somente de cura, de dinheiro e prosperidade, e vitória sobre tudo, e menos uma contemplação do Cristo, que nos prepara para o mundo.

Pensar a fé nos dias atuais, em minha opinião, reclama um tempo de reflexão sobre a vida, como ela é, alá Nelson Rodrigues.

Porque a vida, como ela é, é dura, é difícil, é crítica. A vida que as pessoas vivem incluem separações, perdas, prejuízos, mortes, desastres, brigas, questionamentos, dúvidas, medos, depressões. Inclui também, é claro, vitórias, sorrisos, abraços, agrados, mas não somente isso.

Ao pensar que a fé hoje evoca apenas vitória, sinto medo pelas próximas gerações. Ao pensar que não falamos mais da volta de Cristo, nem queremos nos dispor a viver o evangelho da graça, mas fazemos um remake do evangelho barato, pregado por Dietrich, ainda na década de 40, sinto medo.

A fé hoje está enferma, embora pareça saudável. Está capenga, embora pareça curável. A fé que temos hoje é ingênua, é fervorosa na emoção e na paixão, mas não contempla o Cristo de Nazaré, contempla o Cristo do Lair Ribeiro, que manda os crentes "olharem pra frente", "respirar fundo", "agradecer pelo dia" e dizer três vezes ao dia "amém, amém, amém". Isso é fé, para alguns, não sei se o é para o Cristo.

Paz e graça.

Nenhum comentário: