06 agosto 2008

Que lugar na Igreja ocupa a misericórdia?


Ela está escondida. As vezes senta-se num banco da Igreja, no último banco. Infelizmente a misericórdia não ocupa os primeiros lugares, não é ovacionada e muito menos levada a sério.
Quando penso que a misericórdia é desprezada em alguns de nossos arraiais, nos momentos em que ela mais precisaria ser considerada, me apago.
O mundo não conhecerá a Deus, querido leitor, porque temos templos suntuosos, ou ainda por termos programas de rádio ou TV. Não conhecerá a Deus simplesmente porque transmitimos cultos pela internet ou por sermos C&Os reconhecidos.
A misericórdia, entretanto, é a única razão pela qual estamos vivos. Dizem as Escrituras "que as misericórdias do Senhor são a razão de não sermos consumidos".
A misericórdia é o fator que nos diferencia do mundo. Hoje, principalmente hoje, nossas diferenças entre o mundo e a igreja estão cada vez menores.
Isto porque nossos referencias de Deus e da Igreja foram comprometidos com algumas de nossas estratégias ou nosso mundanismo. Explico.
Algumas de nossas estratégias são mundanas, para não dizer atéias, mas tudo em nome de Deus...é a idéia de ser fraco para ganhar os fracos...mas duvido que Paulo estava dizendo ser ridículo.
O nosso mundanismo vem das atitudes que invariavelmente temos diante de determinadas situações, onde nos parecemos muito mais com o mundo do que com Deus.
Voltando a misericórdia, ela precisava ocupar um lugar melhor em nossos arraiais.
As prostitutas, os viciados, os bêbados inveterados, os doentes terminais, os pecadores sujos com suas taras, os assassinos, deveriam experimentar um pouco mais desta palavra, a partir de nós.
Aqueles que entraram para a Casa de Deus e depois saíram, aqueles que se levantaram, mas depois caíram. Os que nos traíram, os que nos desprezaram, os que nos maltrataram, todos estes precisam de misericórdia.
Os ladrões de carteirinha, os bandidos de plantão, os crentes que vacilam, os líderes que experimentam a loucura do erro, todos, absolutamente todos precisam da misericórdia.
Os justos, os limpos, os melhores do que os outros, todos precisam da misericórdia. O mundo só será melhor se dermos as devidas honras à misericórdia. Caso isso não aconteça, o máximo que teremos é uma boa manchete de um periódico semanal, dizendo: "Eles são um Show!".
Nao sei, realmente não sei se foi isso que Deus sonhou para nós.

Nenhum comentário: