02 junho 2009

Um avivamento não é o que dizem

Ouço todos os dias as pessoas falando sobre avivamento. Nem aguento mais! De verdade. Infelizmente ouço nos rádios, na televisão (sinceramente ouço e vejo poucos os programas evangélicos da TV, mas os que vejo falam essa palavra), que estamos vivendo um avivamento, que queremos um avivamento e que o Brasil é um país avivado.
Bem, se considerarmos a história dos avivamentos, veremos que estamos longe disso, e que a maioria dos líderes que pregam o tal nunca experimentaram um de verdade.
Avivamento, como aconteceu com Wesley, Withifield, Spurgeon, tinha um outro viés.
Mas para entender isso preciso lembrar como é o avivamento que vivemos hoje, quer dizer, que vivem os que dizem que vivem:
1) O avivamento dessa turma não muda a vida por dentro, só muda a vida por fora, ou seja, a prosperidade é a pregação principal e subir na vida é chave da bênção de Deus;
2) O avivamento dessa turma fala de um novo tempo de adoração. Na verdade este novo tempo de adoração nada mais é do mais CDs nas rádios, mais shows evangélicos, mais cachês dos artistas gospel e mais apelação a um mantra gospel do que qualquer outra coisa;
3) O avivamento dessa turma não tem apego a Palavra de Deus, tem apelo a comprar e vender as coisas que falam de Deus - inclusive a Palavra de Deus, que hoje, pode ser da mulher, da prosperidade, das finanças, do adolescente (ou teen), do cachorro, da pulga do cachorro, e até a Bíblia, somente a Bíblia é vendida, para espanto dos mortais;
4) O avivamento dessa turma não muda a sociedade, ao contrário, elege prefeitos, vereadores, deputados, simplesmente para construir um gueto evangélico, uma bancada religiosa, que concede ônibus, moção, medalha, vergonha e conluios, sem alterar em nada a realidade triste e vergonhosa da população brasileira;
5) O avivamento dessa turma tem a ver com postos, não com funções no Reino. Querem ser bispos, apóstolos, anjos, e se Deus vacilar, tem gente concorrendo a vaga na Trindade Santa.
O avivamento não é nada disso.
Avivamento tem a ver com corações quebrantados, com pessoas convertidas ao evangelho do Senhor Jesus, onde Ele é Senhor e Salvador das vidas. O Avivamento tem a ver com comunhão profunda entre os santos e corações contritos e apaixonados pelo Deus da obra. Avivamento tem a ver com alma compungida, joelhos dobrados, intercessão ininterrupta. Avivamento tem a ver com mudanças sociais, alteradas pela perpecepçào da ação da agência do Reino de Deus onde quer que ela esteja. Avivamento tem a ver com adoração, mas não as do palco, e sim aquela que se manifesta na vida, no dia a dia, onde os microfones estão desligados, e as luzes apagadas. Avivamento é o Reino se estabelecendo com seus princípios, em cada comunidade cristã. Isso não tem a ver com templos, tem a ver com vidas.
Olho ao meu redor e vejo com clareza que o que as pessoas chamam de avivamento é apenas um movimento religioso, que infelizmente faz mas bem para quem o prega, porque para quem ouve a pregação só gera emoção e esta amigo, não muda a vida de ninguém. Pedro quem o diga.

Nenhum comentário: