27 outubro 2009

Jargões Evangélicos X Palavra de Deus


Vamos lá, as frases de para-choques de caminhões evangélicos que povoam a mente dos crentes. Alguns acreditam mais nelas do que na própria Bíblia. Fácil entender: eles lêem camisetas evangélicas, plásticos de carro evangélicos, bonés evangélicos e as frases de alguns pregadores populares evangélicos e pensam: bem, se tá lá, é porque é bíblico!

ORA QUE MELHORA - Nem sempre. E aí, você vai parar de orar por conta disso?

Um dia estava com uma baita dor de cabeça. Um colega de seminário, com mania de orar por tudo, nem esperou minha aquiescência, pôs a mão em minha cabeça e começou a... gritar! Exatamente isso, a gritar. No final da oração eu estava com a cabeça explodindo de dor, e com vontade de orar (contra) ele.


NO SERVIÇO DO REI JESUS - Pede o carro dele emprestado para um evangelismo na lama, depois dele ter sido lavado numa geral o veículo. Jamais! Para a maioria é só jargão e nada mais.


QUER VITÓRIA, VAI CHORANDO, GEME CHORA - Deus não se atrela apenas a choro, gemidos e mais choros. Embora compartilhe que Deus olha com cuidado aos quebrantados, Deus também dá vitória aos que estao pedindo sem chorar, sem gemer e sem chorar mais.


DECRETA, QUE ELE TEM QUE DAR! - Essa é de doer. E honestamente deve doer muito mais NEle do que em mim. Deus vira palhaço de circo, gerente de banco, garçon ou banco imobiliário. Deus só é Deus porque não está atrelado às nossas vontades. Eu que decreto para Ele? Esquisito. Parafraseando o Milton Leite, locutor da SPORTV, "se essa é a melhor oração dos crentes, os crentes tem problemas". (ele referia-se a um jogador de futebol que fez uma jogada bisonha e era considerado o melhor do time).


TÁ AMARRADO! - Essa é antiga, mas continua sendo usada para tudo. Os crentes continuam amarrando tudo, e toda hora as mesmas coisas. Ou seja, ou a corda é fraca, ou todo dia amarram a coisa errada.


EM NOME DE JESUS - Aí dá pena...de Jesus. Porque o nome dele é usado para as coisas mais bisonhentas da história da cristandade. O cara em nome de Jesus mata, em nome de Jesus ofende, em nome de Jesus tira pastor, em nome de Jesus fala mal, faz fofoca, ora contra, orienta rebeliões na igreja...


DEUS ME DEU - Ui...até hoje nao sei o que as pessoas comemoram quando dizem isso? Porque, embora também creia que tudo vem de Deus, sempre vejo as pessoas querendo ostentar algo bom e bonito (do tipo grande benção!), para testemunhar do poder de Deus. Que tal mudar um pouco e dizer, sinceramente, que DEUS NAO ME DEU, APENAS ME EMPRESTOU? Emprestado não tem graça né?


ESTA CIDADE É DO SENHOR JESUS - Aí esculhamba tudo! Azedou o leite (como diz o Silvio Luiz, agora na RedeTV), lascou de vez! Os caras fazem passeatas e dizem que a cidade é do Senhor Jesus? "Se o mundo jaz no maligno!", tem alguma coisa errada nisso aí. Que tal esses caras visitarem as estatísticas de violência, fome, prostituição infantil, pedofilia, roubo, extorsão, corrupção...vou lhe dizer, se a cidade é do Senhor Jesus, como dizem, o COI não levaria ele a sério.


NÃO SOU DONO DO MUNDO, MAS SOU FILHO DO DONO - Noooooossssa! Esse é fera! Bem, nem tanto. Considerando que o dono deste mundo, não é confiável, tudo que tem é limitado por um outro com muuuuuuuuuuuuuito mais poder e força e está fadado a um final pior do que "jogos mortais 8.000", essa frase eu não ponho no meu carro. Isso é para gente besta que quer tomar vantagem sobre os outros e diz"Sabe com quem está falando?". Considerando então o dono deste mundo, ser filho dele é um prejuízo terrível.

Se você tiver alguns para eu postar e comentar aqui no BLOG, me envie por favor, confesso que tem hora que cansa ler para-choque de caminhão gospel, prefiro ir à Bíblia...pelo menos sei que lá as coisas são sérias de verdade.

26 outubro 2009

O ser humano decepciona a Deus!

A cada instante somos "surpreendidos" com notícias que variam entre loucura e maldade, vinda de seres humanos. Percebam que a palavra surpreendidos veio entre aspas. No fundo não há tanta surpresa assim.
O ser humano é perverso, e possui uma natureza perversa. A Bíblia diz que "todos pecaram e destítuídos estão da glória de Deus", isso significa que há uma maldade alojada na alma humana, que ganha proporções inimagináveis a medida que as oportunidades surgem.
Oportunidades são as valas que se abrem e homens e mulheres mergulham, dando vasão às mais terríveis opções, aos mais sujos desejos e aos mais criativos pecados.
O ser humano decepciona irmãos, amigos, pais, cônjuges, sócios, pastores, ovelhas, clientes, desconhecidos.
Mas, mais do que tudo, embora ele conheça nossa palavra "antes que ela venha à boca" (Salmo 139), ele ainda deve sentir dores profundas com as decisões que os seres criados tomam.
Eu sei que eu mesmo já tomei decisões que devem, em seu tempo, ter causado dor ao coração de Deus. Por isso, a cada vez que sou "surpreendido" com decisões que pessoas lindas, inteligentes, e úteis tomam erradas, fico com a sensação de que mais uma vez os seres humanos fizeram o dever de casa sobre como ferir o coração do Pai.
E a gente sente demais, por sempre torcer pelo melhor do outro.

08 outubro 2009

A unção dos 900 atinge o alvo para quem recebeu, e para quem deu?


Li num artigo, na internet, que a "unção dos 900 reais", protagonizada pelo senhor Morris Cerullo, fez realmente um "estrago" no bolso de muita gente.
Milhares de "Bíblias da Prosperidade", foram distribuídas aqueles "felizardos" que abriram mão de quase mil pratas, para serem prósperos!
Tacada de Mestre. Depois falam que crente é burro, que crente é ignorante, que crente não sabe das coisas!
Qual marketing direto ou indireto atingiria com tanta velocidade o seu alvo? Eu que estudei, parcamente publicidade e trabalhei numa agência por não menos parcos 12 meses, via o sacrifício que algumas peças tinham para oferecer aos clientes os resultados esperados.
Morris Cerullo não! Bastou uns minutos na televisão, para que milhares de pessoas se convencessem a ganhar uma "Bíblia da Prosperidade", doando 9 notas de 100, ou 18 de 50.
Agora, pensem comigo. Se a resposta ao apelo do pregador americado, deu resultados imediatos aos cofres silacianos, como medir o resultado dos "felizardos" que cooperaram?
Como saber se os milhares que entregaram vão em uma semana arrecadar quase 2 milhões de reais? Será possível este milagre? Creio que não! Desculpem-me a incredulidade, mas creio realmente que não.
Aí está a questao. Normalmente estes apelos fazem grande diferença nos que a propagam. Mas o pobre coitado (aliás, que entrega 900 reais assim, nem tão pobre é), precisará trabalhar muito, perder noites de sono, fazer serões, acreditar e ser corajoso para apostar numa empreeitada financeira que pode ou não dar certo!
Daqui a pouco vamos ver na TV alguns testemunhos: "Eu dei 900 reais e Deus mudou a minha vida!", dirá o "apostador" : "Eu tinha 6 mil cheques na rua sem fundos, e fui trabalhando, trabalhando, confiando, e hoje estou aqui. Tenho 3 carros na garagem, 2 apartamentos, minha mulher vai no cabeleireiro a hora que quer e meu filho compra a roupa que deseja".
É mais ou menos como ouvi de um pastor (Bispo, apóstolo, chefe da guarda divina, capitão celestial, sei lá qual o cargo), disse pregando: "Eu fui a Israel e paguei em 10 vezes, hoje eu levo minha familia quantas vezes desejar e pago a vista". Testemunho lindo! Ele podia ter dito que economiza para ajudar crianças de rua, mas vai que não tem o mesmo efeito na hora da troca financeira, lá no céu.