Tudo tem seu preço. Ao ouvir, ler e assistir na mídia, o ocorrido com o casal Hernandes, em Miami, verifico que o evangelho foi se diluindo em espetáculo, e menos em vida.
Donos de uma das igrejas neo-pentecostais mais conhecidas no país, não é de hoje, que o "apóstolo" tem participado da mídia com notícias lá não muito honrosas.
Entretanto, apesar de acreditar que tudo pode realmente ter sido assim, quero manifestar-me, para "nao dizer que nao falei das flores".
A mídia exagera. Isso é fato. Qualquer notícia que gere discussão, debate, escandalo, em qualquer setor da sociedade, a mídia está lá para ampliá-la às potências mais exageradas.
Por outro lado, só há noticia porque há fatos. E ele está lá.
A questão aqui é dinheiro.
A Bíblia diz que "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". Entretanto, apesar de todos sabermos disso, me incomoda a relação que as pessoas tem com ele. Alguns por dinheiro matam, outros traem, outros mentem, outros roubam, outros enganam, outros sonegam...o amor excessivo ao dinheiro, tem sido capital para alguns escandalos, entre nós.
Sexo, poder e dinheiro, sempre foram as nossas mais visíveis fragilidades. Entretanto, de um tempo para cá, nunca tivemos tantos envolvimentos de líderes cristãos com o "jabá", de forma escandalosa como nestes últimos anos.
Na verdade penso que isso tem vindo a tona por uma ausencia de temor a Deus mesmo. É verdade, sempre vi o dinheiro do altar como sendo especial. Mas há pastores que gostam do dinheiro do altar, querem o dinheiro do altar e "trabalham" por causa do dinheiro do altar.
Ainda, a mensagem pregada sobre prosperidade induz muitos pastores ao erro. Não induz meninos, mas homens e mulheres, a fazerem de tudo para serem "prósperos" e não negarem a propria mensagem que pregam.
Vejo que escandalos envolvendo dinheiro se dá também pelo contato direto que muitos líderes hoje tem com a moeda. Isso porque pastores deixaram de ser PASTORES para serem executivos, CEO, managers, Seniors...etc. Acho tão engraçado como os pastores andam hoje, pastas, laptops, palmtops, duas secretárias, três seguranças, e nenhuma unção.
Infelizmente o que vemos nos jornais acontece em todo o mundo, de forma escandalosa ou não, a luz do dia, ou na calada da noite.
Qual nossa posição como crentes? Penso que deveríamos voltar a tres principais pontos:
1. ao evangelho que fala da graça, antes de falar da benção, da vitória, do sucesso, voltarmos a pregar a graça que transforma;
2. a bíblia. Quanto mais afastados dela, mais criações humanas teremos. A igreja é assim, não é de agora, sempre foi assim, nunca satisfeitos com o que Deus dá resolveu-se dar uma maozinha aEle, e aí quando metemos a mão na massa do bolo estragamos tudo;
3. voltar ao evangelho da simplicidade. Ninguem vai se tornar rico só orando. Trabalho faz parte da vida, portanto, porque iludir o povo dizendo que nao aceita, que reinvindica sem explicar que Deus detesta preguiçosos, que a benção da riqueza não é para todos, mas que a riqueza da benção essa sim é para todos?! porque pregar o que Deus não mandou, levar o povo a sacrificios que Deus não pediu?
O que vemos nos jornais pode ser verdade, pode ser mentira, entretanto, uma coisa ninguem vai poder negar, que tudo isso que vemos por aí não nasceu nos jornais, mas nasceu nos cultos que alguns crentes resolveram inventar em nome de Deus...mas que é show puro.