29 outubro 2007

A simplicidade, como adjetivo de fé.

Na quinta-feira estive no programa "Cabeça pra Cima", da Rede Boas Novas, que passa em todo o Brasil, e no Rio apenas na região dos Lagos e Zona Oeste. O programa foi super legal, já que falamos sobre um tema que eu debato há anos: a intolerância religiosa. Lá estavam um indio, Ticuna e um pastor, Marcio Duran, de Jacarépagua, Mato Alto, mais específico. Ele lançou o livro "A Teologia da Simplicidade" que comecei a ler, discutindo exatamente o desvio da mensagem simples do evangelho.
No domingo pela manhã lá na Igreja, o sem. José Barbosa Junior, responsável pelo site "crer é também pensar", gastou dois sermões, manhã e noite, para falar sobre o que? "uma volta à simplicidade do evangelho".
Lembrei-me que há alguns anos atrás, em 1999, escrevi meu primeiro livro "Simplesmente Igreja", falando sobre a necessidade crucial de vivermos um tipo de evangelho que era muito menos o que as pessoas diziam, e muito mais do que Jesus dizia.
O evangelho da simplicidade parece ter rosto, ter cor, ter viés, e chama-se Jesus Cristo.
Nele não encontramos nenhuma esquisitice. Nele não encontramos nenhuma invenção tola, humana, para descaracterizar o que Deus pensou.
O evangelho que algumas pessoas vivem hoje, e pregam, é uma vergonha, para o próprio evangelho. Não se tem nada de Deus, ou tem tudo dEle, mas apenas na roupa, nas linhas, mas nada no centro de Deus.
O evangelho de hoje prega que podemos ganhar tudo, ser rico, próspero e saudável. Se isso nao estiver acontecendo é porque você não conseguiu ter fé suficientemente grande para "declarar" sua vitória.
Deus meu...me perdoa pelo desvio de coluna e as dores lombares que me fizeram sucumbir neste fim de semana, depois de ser "obrigado" pelo meu filho a participar de um futebol no sabão, e a lutar cotonetes com ele.
Perdoa-me Deus pela dureza do meu bolso, pela aridez da minha carteira, que conta hoje com "apenas" 60 reais.
Perdoa-me Deus pela insensatez da minha alma, pela culpa que carrego de não te tratar como meu servo e pedir tudo que tanto desejo.
O evangelho é simples Deus, mas me perdoa, porque o que eu deveria viver é na verdade um evangelho muito mais próspero do que o que tenho vivido.

16 outubro 2007

Tropa de Elite, bom mas nervoso.

Como havia prometido ao Matheus, fui ver Tropa de Elite somente no cinema. Primeiro porque adoro a salinha, segundo porque detesto filme pirata.
A sala estava lotada, ponto para o cinema brasileiro. A maior parte dos que estavam na sala eram jovens e adultos, não vi adolescentes lá.
O filme, como diz o título deste texto, é bom, mas nervoso. As cenas que entram em sequência de invasão de morros e treinamentos de soldados, deixam o expectador numa adrenalina sem fim.
Não é apelativo, não tem nenhuma cena de nudez como pensam alguns sempre ter os filmes nacionais (embora os americanos sejam melhores nisso, e muitos não vêem), tem bastante palavrão, como é de se esperar diálogos sendo feito numa boca-de-fumo, num centro de treinamento policial e não num mosteiro beneditino.
A película traz, como diria Al Gore, "uma verdade incoveniente": dentro da Polícia existem muitos corruptos, desde o soldado que entra ao Comandante de uma Corporação.
Os corruptos ajudam o tráfico, ajudam a bandalha social, ajudam os fora-da-lei. A população, que mantém estes policiais, com o dinheiro dos impostos, é mais uma vítima dessa turma sem caráter que assombra as noites da cidade, e os dias também.
Há policiais corajosos, há policiais frouxos. Há policiais determinados a vencer o mal, a policiais determinados a andar com o mal.
O filme traz ainda a realidade dos play boys, de classe média ou alta, que financiam o tráfico. São eles que sobem o morro para pegar as drogas e distribuir nas festinhas da Faculdade onde estuda, ou nas festinhas particulares nas casas dos pais sem autoridade.
O filme Tropa de Elite acirrará esta discussão. No final, o público satisfeito, saiu debatendo o que havia visto.
O filme dá para rir, dá para chorar, dá para sentir raiva, e tentar expurgar todo o malefício que nesta sociedade encontramos.
No final das contas, vale a pena, nem que seja para pensar que a esperança para tudo mudar nunca poderá estar nas mãos de homens que podem matar ou morrer, nem daqueles que dizem nos proteger.
No fim da história saio convencido que só Deus pode alterar os rumos que tomou a sociedade. Se todos fossem dele, a tropa sim, era mais do que de elite. Vejam o filme, de José Padilha.

11 outubro 2007

A alegria que ninguém pode roubar!!!

"Pastor, fiquei emocionada e me sinto privilegiada em um dia ter tido a felicidade de te conhecer e tê-lo como meu pastor confidente. Desejo que Deus continue ministrando ao seu coraçãoPastor, fiquei emocionada e me sinto privilegiada em um dia ter tido a felicidade de te conhecer e tê-lo como meu pastor confidente. Desejo que Deus continue ministrando ao seu coração." Laodicéia, Taquara - RJ.

"Só passei por aqui p/lhe dizer o qto vc abençoou nossas vidas naquele domingo! Os jovens e adolescentes lá da igreja estão encantados, apaixonados por vc, kkkkkk!ah! coloquei algumas fotos no meu orkut, se quiser dpois passa por lá, ok?!super bj pra ti! " Adriana, Saquassú-RJ.

"Pr e amigo ... parabéns pelo lançamento do livro e o sucesso do mesmo .. como faço para adquiri-lo ?a igreja esta num avivamento só ... sua mensagem foi de tamanha importância para estímulo desse avivamento ... Saudades de todos ... " Marlivan, Brasília -DF

"Hi Pr. Wellison I am glad you are still walking with God and that you have finished your new book. I pray that it sells for you. May God continue to be with you in all you do.Blessings" Maria Mikesel - Califórnia - USA

"Ñ tenho palavras p/te agradecer,por todo o bem que vc já me fez!mas quero que saibas que enquanto houver dia,e enquanto houver noite,Eu haverei de agradecer à Deuspor me presentear com uma amizade tão especial como a sua!Tenha uma vida cada dia mais repletadas bênçãos do nosso Deus,Meu Amigo!Shalom!" - Guilherme - Anchieta

"Pastor as pessoas aqui só falam, das comferências... perguntam-me quando o senhor vai vir novamente. !!abraço para o Mateus... " - Pr.Joaquim, Brasilia-DF

08 outubro 2007

entre as Bebéis de fantasia e as Vellosos de todos os dias!


O Brasil esperou, quer dizer, alguns milhares esperaram a capa da Playboy de outubro estampar a jornalista Mônica Velloso.
A revista chega às bancas com a promessa de desbancar a badalada bandeirinha, que tirou do meu Botafogo, a chance de chegar as finais da Copa do Brasil.
Entre as revistas que não chegam e as TVs ligadas, atravessa da sala, agora não de milhares, mas de milhões de pessoas, a Camila Pitanga, travestida de Bebel.
Encantada com o frisson que causou, ao chegar ao Senado Federal, ela ri, para todos,(ou seria de todos?) , ao depor sobre sua relação com um (sic) senador da república.
A sociedade brasileira está cansada de conviver entre as bebéis de fantasia e as mônicas velloso de todos os dias.
São dezenas de mulheres e homens também, que aproveitaram do sexo para fazer seu pé de meia. Aproveitaram a orgia para sair do ostracismo. Aproveitaram a vida fácil que alguns parlamentares tem, para se locupletar com os ganhos.
Até quando iremos assistir como paspalhos o universo das novelas sendo inspirados pelo poder público?
Até quando teremos que assistir, rindo com todos os dentes, as bebéis atravessarem os corredores dos poderes de Brasília, desfilando ousadia, impureza e maldade?
Não é de hoje que se diz de Brasília ser um lugar de peso espiritual negativo para o Brasil. Não é de hoje que a Capital Federal é o lugar que alimenta as mazelas mais profundas que o homem possui quando chega lá. Não é de hoje que as Bebéis frequentam os apartamentos luxuosos, e cheios de luxúria dos parlamentares federais, eleitos e sustentados pelo povo para as festas com mulheres de programa de luxo.
As Bebéis da fantasia se vestem assim porque existem homens que estão dispostos a vesti-las e despi-las, ao mesmo tempo. As Mônicas aparecem, vez por outra, porque existem homens e mulheres que se alimentam das podridões que nascem no pleno poder.
Os minutos de fama que a jornalista (que ninguém conhecia, a nao ser Renan) conseguiu, se desfarão em conta gotas, até surgir uma nova Bebel Federal, capaz de tragar a mídia, sedenta por notícias pueris.
As Bebéis se retroalimentam, se multiplicam, como os Gremmlins, de Spilberg, porque caem sobre elas gotas de água do poder, que as banham com uísque importado, que entra no país sem pagar impostos. Se multiplicam porque os votos da população certifica que alguns parlamentares que gastam o tempo precioso de seus mandatos para enriquecerem, e ajudar a alguns que os ajudam a enriquecerem.
O Brasil merece! Infelizmente quando abrimos a boca para condenar o mal, para falar da prostituição que grassa o país, alguns se levantam para dizer que somos religiosos, moralistas, e conservadores.
A Playboy de outubro vai faturar como nunca. A Mônica Velloso vai ganhar mais do que sempre ganhou. A Bebel vai continuar passeando pelos apartamentos oficiais. E nós? Nós continuaremos aqui, assistindo tudo, até um dia cansarmos de sermos massa de manobra nas mãos de alguns, esperando que o juizo de Deus determine o fim, da melhor forma possível.

01 outubro 2007

Um final de semana...apenas um final de semana

O que você fez neste final de semana? Foi a Igreja? Foi ao Maracanã? Foi a um baile? Foi a um teatro?
Os finais de semana revelam as distorções sociais. Enquanto uns podem mergulhar de suas lanchas particulares nas ilhas de Angra dos Reis, outros se divertem em suas piscinas "naturais", feitas com as mangueiras grudadas às suas torneiras.
Os finais de semana revelam novas vontades. Isso mesmo, é a energia catalizadora de novos sonhos. É no final de semana que quase todos se convertem. Se convertem a um novo caminho, se convertem a um regime que começa na segunda-feira, e exercícios que vão ser parte de rituais pelos próximos 20 anos, ou seja, até o próximo fim de semana.
São nos finais de semana que os fiéis vão a igreja. A maior parte vai para a catarse, a empolgação. Procura o perdão para o restante da semana, até voltar no próximo sábado ou domingo, para energizar os novos dias.
Os finais de semana...apenas um final de semana.
Quero aproveitar que esta está começando agora para dar algumas dicas sobre ela:
1. aproveite os amigos, eles são bons quando são amigos de verdade, são raros, por isso desfrute dos que você tem. Converse com eles, almoce com eles, divirta-se com eles;
2. ame. Amar é um combustível para a humanidade. Amar é bom, quando se é amado então o bom de dimensiona.
3. faça alguma coisa boa, útil. Que tal perdoar alguém? Que tal ajudar alguém que esteja em dificuldade?
4. faça algo útil para você e de quebra para a sociedade. Para você pense em algum projeto que pode começar agora, para a sociedade que tal escrever, reclamar, denunciar, algo ou alguém.
5. e ame a Deus. Fale, faça, seja alguma coisa para ele nesta semana. Fale de seu amor por ele e do amor dele por todos, a todos. Faça algo que ele admire, goste, o melhor aplauso vem dos céus. Seja, crente, crente não é o "evangélico" essencialmente, mas aquele que nEle de verdade crê.
6. não deixe o final de semana ser apenas um final de semana...sem tudo isso eles são é chatos.