29 outubro 2007

A simplicidade, como adjetivo de fé.

Na quinta-feira estive no programa "Cabeça pra Cima", da Rede Boas Novas, que passa em todo o Brasil, e no Rio apenas na região dos Lagos e Zona Oeste. O programa foi super legal, já que falamos sobre um tema que eu debato há anos: a intolerância religiosa. Lá estavam um indio, Ticuna e um pastor, Marcio Duran, de Jacarépagua, Mato Alto, mais específico. Ele lançou o livro "A Teologia da Simplicidade" que comecei a ler, discutindo exatamente o desvio da mensagem simples do evangelho.
No domingo pela manhã lá na Igreja, o sem. José Barbosa Junior, responsável pelo site "crer é também pensar", gastou dois sermões, manhã e noite, para falar sobre o que? "uma volta à simplicidade do evangelho".
Lembrei-me que há alguns anos atrás, em 1999, escrevi meu primeiro livro "Simplesmente Igreja", falando sobre a necessidade crucial de vivermos um tipo de evangelho que era muito menos o que as pessoas diziam, e muito mais do que Jesus dizia.
O evangelho da simplicidade parece ter rosto, ter cor, ter viés, e chama-se Jesus Cristo.
Nele não encontramos nenhuma esquisitice. Nele não encontramos nenhuma invenção tola, humana, para descaracterizar o que Deus pensou.
O evangelho que algumas pessoas vivem hoje, e pregam, é uma vergonha, para o próprio evangelho. Não se tem nada de Deus, ou tem tudo dEle, mas apenas na roupa, nas linhas, mas nada no centro de Deus.
O evangelho de hoje prega que podemos ganhar tudo, ser rico, próspero e saudável. Se isso nao estiver acontecendo é porque você não conseguiu ter fé suficientemente grande para "declarar" sua vitória.
Deus meu...me perdoa pelo desvio de coluna e as dores lombares que me fizeram sucumbir neste fim de semana, depois de ser "obrigado" pelo meu filho a participar de um futebol no sabão, e a lutar cotonetes com ele.
Perdoa-me Deus pela dureza do meu bolso, pela aridez da minha carteira, que conta hoje com "apenas" 60 reais.
Perdoa-me Deus pela insensatez da minha alma, pela culpa que carrego de não te tratar como meu servo e pedir tudo que tanto desejo.
O evangelho é simples Deus, mas me perdoa, porque o que eu deveria viver é na verdade um evangelho muito mais próspero do que o que tenho vivido.

Nenhum comentário: