25 setembro 2008

A Igreja tem cumprido seu papel?


Esta foi a pergunta do programa Antenados na Geral, que participei na tarde de quarta-feira, na TV Boas Novas, aqui no Rio canal 42. Estavam comigo o pr.Manassés da Assembléia de Deus e o pr.Jayrinho, também da Assembléia de Deus. Ao final da enquete feita no programa cerca de 58% disseram que não, que a Igreja não estava cumprindo o seu papel.

Confesso que durante um período do programa achei que estávamos como cachorros, correndo atrás do próprio rabo, dando voltas e falando a mesma coisa, com tons diferentes na voz.

A Igreja universal, aquela que chamamos de gloriosa, claro que cumpre seu papel. Claro que ela estará com Jesus. Claro, evidente que ela encontrará Jesus nos céus, ao soar da última trombeta. MAs esta pergunta que o programa trouxe a baila não tem a ver com esta Igreja, mas sim com as estruturas vigentes naquilo que hoje chamamos de movimento evangélico brasileiro.
Será que estamos, de fato, fazendo aquilo que agrada o coração de Deus? Será que temos sido sensíveis aos princípios fundamentais da Palavra de Deus.
Eu penso que a Igreja tem confundido show com adoração, tem confundido autoridade com autoritarismo e confundido amor e graça com manifestação barata de assistencialismo. Será que estamos nos trilhos, ou fora dele? Será que temos vivido com base num discipulado que altera o comportamento dos crentes já na segunda-feira, um dia após o culto, ou somos viciados na religião que "ordena, declara, decreta e faz"?
Não podemos esconder de nós mesmos aquilo que todos vêem. A Igreja tem gente santa, claro que sim! Este tema, contudo, só existe porque estamos falando de uma imensa massa de pessoas que aprendeu a frequentar cultos evangélicos como se frequenta um clube ou uma agremiação qualquer.
Pense nisso. E antes que alguém me acuse de falar mal da Igreja, digo que nao me julgue. Eu a amo, vivo nela durante a maior parte de minha existência, e pelo que vejo, os meus próximos passos, nos próximos anos, tem tudo a ver com ela.

Nenhum comentário: