27 outubro 2009

Jargões Evangélicos X Palavra de Deus


Vamos lá, as frases de para-choques de caminhões evangélicos que povoam a mente dos crentes. Alguns acreditam mais nelas do que na própria Bíblia. Fácil entender: eles lêem camisetas evangélicas, plásticos de carro evangélicos, bonés evangélicos e as frases de alguns pregadores populares evangélicos e pensam: bem, se tá lá, é porque é bíblico!

ORA QUE MELHORA - Nem sempre. E aí, você vai parar de orar por conta disso?

Um dia estava com uma baita dor de cabeça. Um colega de seminário, com mania de orar por tudo, nem esperou minha aquiescência, pôs a mão em minha cabeça e começou a... gritar! Exatamente isso, a gritar. No final da oração eu estava com a cabeça explodindo de dor, e com vontade de orar (contra) ele.


NO SERVIÇO DO REI JESUS - Pede o carro dele emprestado para um evangelismo na lama, depois dele ter sido lavado numa geral o veículo. Jamais! Para a maioria é só jargão e nada mais.


QUER VITÓRIA, VAI CHORANDO, GEME CHORA - Deus não se atrela apenas a choro, gemidos e mais choros. Embora compartilhe que Deus olha com cuidado aos quebrantados, Deus também dá vitória aos que estao pedindo sem chorar, sem gemer e sem chorar mais.


DECRETA, QUE ELE TEM QUE DAR! - Essa é de doer. E honestamente deve doer muito mais NEle do que em mim. Deus vira palhaço de circo, gerente de banco, garçon ou banco imobiliário. Deus só é Deus porque não está atrelado às nossas vontades. Eu que decreto para Ele? Esquisito. Parafraseando o Milton Leite, locutor da SPORTV, "se essa é a melhor oração dos crentes, os crentes tem problemas". (ele referia-se a um jogador de futebol que fez uma jogada bisonha e era considerado o melhor do time).


TÁ AMARRADO! - Essa é antiga, mas continua sendo usada para tudo. Os crentes continuam amarrando tudo, e toda hora as mesmas coisas. Ou seja, ou a corda é fraca, ou todo dia amarram a coisa errada.


EM NOME DE JESUS - Aí dá pena...de Jesus. Porque o nome dele é usado para as coisas mais bisonhentas da história da cristandade. O cara em nome de Jesus mata, em nome de Jesus ofende, em nome de Jesus tira pastor, em nome de Jesus fala mal, faz fofoca, ora contra, orienta rebeliões na igreja...


DEUS ME DEU - Ui...até hoje nao sei o que as pessoas comemoram quando dizem isso? Porque, embora também creia que tudo vem de Deus, sempre vejo as pessoas querendo ostentar algo bom e bonito (do tipo grande benção!), para testemunhar do poder de Deus. Que tal mudar um pouco e dizer, sinceramente, que DEUS NAO ME DEU, APENAS ME EMPRESTOU? Emprestado não tem graça né?


ESTA CIDADE É DO SENHOR JESUS - Aí esculhamba tudo! Azedou o leite (como diz o Silvio Luiz, agora na RedeTV), lascou de vez! Os caras fazem passeatas e dizem que a cidade é do Senhor Jesus? "Se o mundo jaz no maligno!", tem alguma coisa errada nisso aí. Que tal esses caras visitarem as estatísticas de violência, fome, prostituição infantil, pedofilia, roubo, extorsão, corrupção...vou lhe dizer, se a cidade é do Senhor Jesus, como dizem, o COI não levaria ele a sério.


NÃO SOU DONO DO MUNDO, MAS SOU FILHO DO DONO - Noooooossssa! Esse é fera! Bem, nem tanto. Considerando que o dono deste mundo, não é confiável, tudo que tem é limitado por um outro com muuuuuuuuuuuuuito mais poder e força e está fadado a um final pior do que "jogos mortais 8.000", essa frase eu não ponho no meu carro. Isso é para gente besta que quer tomar vantagem sobre os outros e diz"Sabe com quem está falando?". Considerando então o dono deste mundo, ser filho dele é um prejuízo terrível.

Se você tiver alguns para eu postar e comentar aqui no BLOG, me envie por favor, confesso que tem hora que cansa ler para-choque de caminhão gospel, prefiro ir à Bíblia...pelo menos sei que lá as coisas são sérias de verdade.

4 comentários:

Meire Leizi da Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Meire Leizi da Costa disse...

Adorei as frases, e com seus comentários ficaram ainda melhores. Pastor, nossos dias são muito corridos e cansativos e é mais cômodo usar esses jargões que a Palavra de Deus. Como diz um novo jargão direto da telinha global: "Jesus apaga a luz".
Fica na Paz!

Pr.Wellison disse...

muito mais facil, aliás facilidade é que todo evangélico deseja...todo nao, apenas aqueles que acham que nao sao donos do mundo, mas sao filhos do dono.

Diógenes Wagner Ferreira da Silva disse...

Texto editado com fundo branco e letra amarela. Tá de brincadeira!