01 novembro 2008

AMIGOS OU SERVOS?

Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, diz o poeta. Jesus disse assim "não vos chamo mais de servos, mas de amigos". Davi era amigo de Jônatas, e eles se amavam tanto, que a mente perturbada de alguns sugere mais que uma amizade. Na sociedade que vivemos, tão explorada e exploradora por sexo e atitutes contraditórias aos principios de Deus, ter este tipo de amizade é impossível ser pura e honesta.
Com os anos vamos aprendendo muitas coisas. Aprendendo a ganhar amigos, a preservar amigos, a recuperar amigos e saber quem são amigos, e é claro, quem não são.
Amigos para mim são aqueles que nos amam. Não são aqueles que falam o que gostamos. Não são aqueles que nos dão tapa nas costas, que nos convidam para um almoço informal. Amigos não são aqueles que vão em todos os nossos aniversários ou que lembram de nós na noite de Natal. Amigos não são os que nos dão carona, nem aqueles que não lhe desejam mal. Ah, amigos não são aqueles que o elogiam o tempo inteiro, nem mesmo aqueles que dizem que se orgulham de você. E com o tempo fui percebendo que amigos não são os que fazem promessa, nem mesmo aqueles que lhe dão presentes.
Com o tempo, vamos apredendo o que significa ter amigos e o que significa ser amigo. Percebemos também que algumas vezes não fomos, e em outras nao foram conosco. Enxergamos o que é perder amigos e ganhar novos.
A vida é assim, os amigos para mim surgem e se mantém com as características abaixo:
Amigos são aqueles presentes todas as vezes que você precisa, mas sempre que eles realmente podem.
Amigos são aqueles que nos dão presentes, quando querem dar, e quando podem dar.
Amigos são aqueles que nos elogiam, quando eles crêem que somos realmente o que eles estão elogiando;
Amigos são aqueles que lhe põe para cima, porque eles simplesmente querem vê-lo no alto, e não porque querem se apropriar de sua subida;
Amigos são aqueles que choram por você, e mais do que isso, choram com você;
Amigos são aqueles que nunca concordam com seus erros, mas estão sempre prontos para recomeçar tudo outra vez;
Amigos são aqueles que lembram as datas sem cobrança, sem necessidade de lembrar;
Amigos são aqueles que circulam a sua vida, durante toda a vida, sem a necessidade estúpida de estar presente 24 horas nela;
Amigos são aqueles que lhe trazem boas palavras, que lhe ampliam a alma com a sensibilidade que energiza nossa caminhada;
Amigos são aqueles que lhe ouvem, que lhe falam;
Amigos são aqueles que não cobram, que doam, sem a necessidade de provas diárias de amizade.
É verdade, amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, como disse o poeta, mais amplo do que isso, amigos não são servos, são apenas amigos ou amigos.
Jesus é quem estava certo. Para que chamar de servos, aqueles a quem queremos amigos? Amigos não são para nos servir, mas para servirmos. Amigos não são nossos escravos emocionais, mas companheiros na jornada da vida.
Bem, espero encontrar mais amigos que estejam dispostos a aceitar minhas virtudes, corrigir meus erros, sacudir a poeira, dar a volta por cima e compartilhar durante os anos da caminhada a doce alegria de ter gente por perto, a quem podemos de fato chamar de amigos.

Um comentário:

Marcos Pícoro disse...

Wellison, fico feliz em Saber que tem gente descomplicada e nada espiritualóide, com capacidade de ver o simples naquilo que é simples. Isso é bom demais.
Amizades desinteressadas e expontâneas são verdadeiros remédios para alma.
Que o Eterno continue te iluminando!
Marcos Pícoro, pastor da Congregacional em S.Camará.