28 novembro 2008

Me dê uma razão para crer em Deus!

Existem frases que chocam os cristãos e acabam por criar seleumas desnecessárias. O pior é que algumas frases ditas, ou pressupostos ensinados, por vezes distorcidos, são difundidos por religiosos evangélicos, meio inocentemente, meio ignorantemente, sem nem mesmo averiguar-se se tal frase foi realmente dita.
Me recordo quando dizia que "adorei alguma coisa", tinha sempre um ""bom" cristão para me corrigir e dizer que "adorar somente a Deus!". Quantas vezes ouvi que Marx era um demônio, simplesmente porque acreditava que a "religião era o ópio do povo". E é. Scorcese foi "queimado"vivo, depois do filme "A Ültima Tentação de Cristo", porque mostrou um Cristo mais humano do que os outros haviam acostumados a ver. Interessante, que mais humano do que Mel Gibson resolveu demonstrar impossível. Sobre o filme, da década de 80, milhões de cristãos ficaram horrorizados.
Na verdade, gente para defender a "sã doutrina" não falta. E defendem das formas mais bisonhas e vergonhosas que se pode ter. Nunca leram John Stott, portanto não descobriram que "Crer é Também Pensar".
Pessoas já me perguntaram, em meio a suas crises pessoais profundas, a seus abismos inesgotáveis: Pastor, qual a razão que eu tenho para crer em Deus?".
Nunca fiz dessa frase um pretexto para fogueiras "santas", nem para concílios unilaterais. Nunca imaginei disciplinar alguém, porque num momento de dor e de deserto imaginou perder a vontade de crer em Deus, ou mesmo esqueceu a razão.
Quando pessoas, que sofrem no deserto, perdem a visão do alto, é a hora certa de sermos agentes da graça, para ensinar-lhes o caminho da volta. É neste tempo em que centenas e centenas de milhares de pessoas questionam Deus, não por causa dele, mas por conta das milhares de religiões que professam o seu nome, que temos a missão de responder com autoridade "a razão que existe em nós".
É tolice imaginar que todos que falam algo contra Deus estão fazendo porque são ateus, ou filhos do diabo. Alguns estão fazendo como filhos desesperados, querendo chamar a atenção de Deus. Ele sabe como tratar seus filhos. Impressionante como queremos "proteger" Deus dos ímpios e dos maus.
Quando alguém pergunta "Qual razão eu tenho para crer em Deus? ", é a hora de dizer: NENHUMA, QUE TAL APENAS A QUE DEUS É CAPAZ DE AMAR ALGUÉM, COMO VOCÊ, QUE NEM ACREDITA QUE ELE LHE AMA DE VERDADE.

Nenhum comentário: