26 março 2009

Bem Vindos...


Cada diz mais o BLOG tem recebido visitas inesperadas, gente de todo canto, e eu espero que venham cada vez mais. Aí vai, a pequena ainda, mas bem vinda lista de países visitantes desse nosso espaço de reflexão: Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Chile, Paraguai, Japão e Austrália. O Brasil, é claro, lidera com folga, com 95,3% das visitas por aqui. Mas cada clique de fora significa que estamos indo um pouquinho mais longe, o que enche o nosso coração de alegria.

24 março 2009

Uma juventude comprometida com a esquistice!

Fui jovem, hoje não sou mais na idade. Não posso mais curtir os devaneios da mocidade, isto porque tenho já 42 anos de idade, e algumas coisas não cabem mais. Como disse um estilista na televisão, seria esquisito eu andar com bermudões caindo, aparecendo a sunga, com tênis testudo, de uma marca da moda. Ser garotão não é mais meu desejo, prefiro ser um jovem de outro jeito.
E por falar em jovem de outro jeito, desejo muito que meu filho, adolescente, tente ser um desses. Não quero jamais que ele saia deste mundo, que se "ETnize", neologismo para alguém que optou por ser um "ser de outro mundo", neste mundo.
Nada disso. Que ele goste de futebol (do Botafogo, principalmente!), de namorar, de brincar, de rir, de pular, de sacudir, de agitar, de encarnar e ser encarnado (princípio que sempre defendi!), e viva a vida intensamente, e é claro, faça tudo isso amando a Deus, acima de tudo.
Apenas espero que ele não queira que ele copie a juventude esquisita desse tempo, em pontos que deixam arrepiados o mais liberal dos liberais.
Jovens idiotas os que queimam índios nas praças, que chutam mendigos nas calçadas. Imbecis, os que adoram brigas em saídas de jogos ou boates, que espancam prostitutas ou achincalham homossexuais.
Deus livre meu filho, de ser este jovem esquisito, imbecilizado por uma onda fresca de "pittboys". Que meu filho consiga viver a vida intensamente, sem nunca ter que "viajar" na jumentalização do ser humano, através das drogas e nunca enveredar pelos descaminhos da marginalidade, que rouba dos jovens a possibilidade de serem felizes de verdade.
Espero que meu filho não aceite as propostas de uma juventude esquisita comprometida com o descompromisso. Espero que ele viva a vida dele intensamente, gostando dela e não gastando-a, de maneira desordenada.
Espero que ele ouça, no fim da história, o bom conselho do sábio Salomão:
"Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade".
Juventude divertida por um lado, tristemente esquisita por outro.

18 março 2009

ESBOÇO DE SERMÃO SOBRE PROSPERIDADE


TEXTO Lucas 12.13-21
Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?
E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.


A PROSPERIDADE QUE VEM DE DEUS
Ensina que o excessivo apego aos bens materiais gera enfermidade na alma -
O dicionário assim define a avareza: “1. Excessivo e sórdido apego ao dinheiro. 2. Falta de generosidade, mesquinhez

“Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza.”



A PROSPERIDADE QUE VEM DE DEUS
Ensina que a vida do cristão não se reduz ao que tem, mas ao que ele é.

“porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.”



A PROSPERIDADE QUE VEM DE DEUS
Ensina os crentes a usarem com sabedoria os bens que vem de Deus

“E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? .”



A PROSPERIDADE QUE VEM DE DEUS
Ensina os crentes que o que eles possuem não é eterno, e tudo que possuem deve ser usado para a glória de Deus

“E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. .”

Encontro de Batalha Espiritual


Vai acontecer na Igreja Batista de Cosmorama, em Mesquita, pastoreada pelo amigo Vladimir. O encontro promete, nomes como Ariovaldo Ramos, Dercinei Figueiredo, Vitor Valente entre outros já estão confirmados. Vale a pena estar lá. Segue cartaz do evento, com horário, data e endereço para os amigos do BLOG do Pr.Wellison.

14 março 2009

Precisamos fazer mais do que o óbvio!


Ouvia há duas semanas, o pr.Elton Rangel, que veio de Sevilha para fazer parte da campanha missionária no Brasil, trazido, logicamente, pela Junta de Missões Mundiais.
Na ocasião, ele falava rapidamente sobre algumas experiências suas no campo missionário, já que há 12 anos está fora do Brasil.
Os desafios são enormes, e precisamos entender isso. Mas precisamos, para isso, pensar em missões de forma muito mais abrangente do que temos pensado até aqui.
Primeiro, porque muitos somente lembram de missões nas campanhas que nossa denominação realiza.
Segundo, porque muitos apenas dão a sua oferta para missões, quando estão envolvidos numa campanha.
Na Somália milhares de pessoas morrem todos os dias, sem Deus e sem salvação. Na Índia, milhões vivem uma fé nos deuses criados pelos homens, e na China as pessoas crescem no país mais populoso do mundo sem saber quem é Jesus.
Aqui, no Grajaú, as pessoas caminham para lá e para cá, estão nos bares e nas praças, também sem conhecer o Senhor.
A questão é: você está disposto a fazer mais do que o óbvio, no que refere-se a obra missionária? Bate no seu peito o desafio de ganhar pessoas seja qual for o seu lugar de origem (Jerusalém), no Rio de Janeiro (Judéia), no Brasil (Samária) e até a Ïndia ou China (Os Confins da Terra)?
As nações clamam, lembre disso!

convite


09 março 2009

Entre Abortos e Estupros, a estupidez da religião


O Brasil ficou chocado e por duas vezes, primeiro por descobrir que pessoas tão doentes ainda passeiam pelas casas, lares e parques infantis da vida. Isso aconteceu quando abrimos os jornais e vimos uma menina de 9 anos de idade ser estuprada e ficar grávida. A gravidez geraria morte. Segundo, chocou também, porque a menina estuprada e grávida, aos 9 anos, foi submetida a um aborto, decisão que contou com a anuência da equipe médica e dos pais da vítima. Entra em cena o arcebispo. Ele excomunga a todos que participaram do pecado capital, gerando revoltas e manifestações em todo o mundo.

Diante de tudo isso, me guardo a pensar não sobre o aborto em si, nem sobre o estupro, porque os dois mundos são, de formas diferentes, terríveis e diabólicos.

Mas me reservo a pensar na estupidez e rigidez da religião. Como os religiosos são, muitas vezes, patéticos. Como eles perdem a oportunidade de ficar calados.

A religião é cega, não tem misericórdia, e por vezes, não possui discernimento. A religião, representada por seus líderes, é tosca e obtusa ao quadrado.

"Excomungo os que aceitaram o aborto, mas não posso fazer o mesmo com quem praticou o estupro". Por quê? Porque a religião vê leis e verdades absolutas. Não consegue experimentar misericórdia, não consegue enxergar a graça das situações diversas da vida.

A religião é estúpida, principalmente quando troca o ser humano por um punhado de regras, encíclicas e manuais, muitas vezes impossíveis de serem cumpridos.

Ao meu ver Jesus teria feito a cirurgia. Ao meu ver também, ele perdoaria o estuprador, mas diria a ele as consequências inevitáveis do seu grotesco pecado.
Ao Arcebisto, diria Ele: "você precisa nascer de novo!"

05 março 2009

A quem interessar possa

Antes de assumir o ministério pastoral na Primeira Igreja Batista do Grajaú, me tornei membro da Igreja Batista Lírio dos Vales, pastoreada pelo meu amigo Pr.Ebenézer Lopes. Durante o tempo que estive lá e durante todo o tempo que tenho desfrutado de sua amizade, tenho visto um ministério sério e preocupado com o melhor para o Reino de Deus.
Durante todo o tempo que estive ali, fiz de tudo para comportar-me como ovelha e como colega de ministério, respeitando suas orientações e ouvindo suas mensagens.
Não compartilho e nem aceito nenhum comentário pejorativo sobre suas decisões ministeriais, porque, até o dia de hoje acredito que ele as toma dirigido pelo Senhor.
Portanto, me causa e causará estranheza qualquer pessoa, seja pastor, ministro, membro de igreja desejar usar espaços virtuais publicos para manifestarem desagravos pessoais. Penso, portanto:
Primeiro, qualquer demanda pessoal deve ser resolvida entre as partes. Torná-la pública é sinal de imaturidade e ausência de principios bíblicos.
Segundo, qualquer comentário que não seja para abençoar a vida daqueles que passam por nós é sinal de maledicência.
E por fim, já somos tão divididos por tantas questões estúpidas, não há mais tempo, para somar mais questões estúpidas.
Tenho dito.

02 março 2009

Você tem coragem de continuar a sonhar?

A pergunta é sincera. Espero que a resposta que você tenha a dar, também seja. Algumas pessoas deixaram de sonhar. Perderam o gosto pela vida e por novos projetos para ela.
Não são poucas as pessoas que abriram mão de sonhos e realizações.
Hoje, exatamente hoje, completo 42 anos de existência. Sei que os dias passam inexoravalmente, deixam para trás os rastros de nossa história.
O tempo passa impiedosamente. Deixa riscos em nossa face, deixa marcas em nosso coração e produz curriculum para ser contado em diversas gerações.
Hoje, olho para trás e percebo que erros e acertos fizeram a balança da minha vida até aqui, como acontece com você, que lê este texto neste instante.
Vejo as diversas manifestações de carinho que recebo, todos os dias, de pessoas que, de algum modo, foram abençoadas pela minha simples existência.
Mas comecei a falar de sonhos que muitos perderam, por que? Porque hoje olho para frente e vejo o quanto ainda posso ser para os outros, benção sem medida.
Olho para frente e vejo o quanto posso realizar para Deus e alegrar o seu coração, como se nunca o tivesse magoado ou atingido.
Olho para frente e sonho em ver a Igreja madura e equilibrada, capaz de ver o evangelho com os olhos do Cristo, Filho de Deus.
Hoje, no meu aniversário, olho para frente e sonho, grandes sonhos, que ninguém, nem nada podem impedir.
Aproveito, neste dia, para dizer a você que, nem faz aniversário nem nada, nunca deixe de sonhar. Não permita que pessoas digam que tudo está acabado, nem deixe que sopros malignos embacem o vidro de história daqui pra frente.
Levante amigo, levante mesmo! Suba aos lugares mais altos, não desanime, não naufrague seus grandes alvos.
Hoje, aos 42 anos, olho para a vida com uma vontade imensa de viver...interessante, como a impressão que tenho é que estou nascendo agora, com a vantagem da experiência de uma vida inteira.