24 março 2009

Uma juventude comprometida com a esquistice!

Fui jovem, hoje não sou mais na idade. Não posso mais curtir os devaneios da mocidade, isto porque tenho já 42 anos de idade, e algumas coisas não cabem mais. Como disse um estilista na televisão, seria esquisito eu andar com bermudões caindo, aparecendo a sunga, com tênis testudo, de uma marca da moda. Ser garotão não é mais meu desejo, prefiro ser um jovem de outro jeito.
E por falar em jovem de outro jeito, desejo muito que meu filho, adolescente, tente ser um desses. Não quero jamais que ele saia deste mundo, que se "ETnize", neologismo para alguém que optou por ser um "ser de outro mundo", neste mundo.
Nada disso. Que ele goste de futebol (do Botafogo, principalmente!), de namorar, de brincar, de rir, de pular, de sacudir, de agitar, de encarnar e ser encarnado (princípio que sempre defendi!), e viva a vida intensamente, e é claro, faça tudo isso amando a Deus, acima de tudo.
Apenas espero que ele não queira que ele copie a juventude esquisita desse tempo, em pontos que deixam arrepiados o mais liberal dos liberais.
Jovens idiotas os que queimam índios nas praças, que chutam mendigos nas calçadas. Imbecis, os que adoram brigas em saídas de jogos ou boates, que espancam prostitutas ou achincalham homossexuais.
Deus livre meu filho, de ser este jovem esquisito, imbecilizado por uma onda fresca de "pittboys". Que meu filho consiga viver a vida intensamente, sem nunca ter que "viajar" na jumentalização do ser humano, através das drogas e nunca enveredar pelos descaminhos da marginalidade, que rouba dos jovens a possibilidade de serem felizes de verdade.
Espero que meu filho não aceite as propostas de uma juventude esquisita comprometida com o descompromisso. Espero que ele viva a vida dele intensamente, gostando dela e não gastando-a, de maneira desordenada.
Espero que ele ouça, no fim da história, o bom conselho do sábio Salomão:
"Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade".
Juventude divertida por um lado, tristemente esquisita por outro.

Nenhum comentário: