18 março 2009

ESBOÇO DE SERMÃO SOBRE PROSPERIDADE


TEXTO Lucas 12.13-21
Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?
E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.


A PROSPERIDADE QUE VEM DE DEUS
Ensina que o excessivo apego aos bens materiais gera enfermidade na alma -
O dicionário assim define a avareza: “1. Excessivo e sórdido apego ao dinheiro. 2. Falta de generosidade, mesquinhez

“Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza.”



A PROSPERIDADE QUE VEM DE DEUS
Ensina que a vida do cristão não se reduz ao que tem, mas ao que ele é.

“porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.”



A PROSPERIDADE QUE VEM DE DEUS
Ensina os crentes a usarem com sabedoria os bens que vem de Deus

“E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? .”



A PROSPERIDADE QUE VEM DE DEUS
Ensina os crentes que o que eles possuem não é eterno, e tudo que possuem deve ser usado para a glória de Deus

“E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. .”

Nenhum comentário: