29 agosto 2007

Será que a Igreja é tudo que Deus sonha?

Esta é uma pergunta interessante. O que a igreja evangélica vive hoje que Deus, em sua infinita sabedoria detestaria?
Penso em algumas situações, e antes que alguns de plantão que lêem o blog, mas não se manifestam achem que não gosto da igreja, quero dizer que gosto sim, amo, mas tenho sérias críticas ao modelo evangélico que muitos gostam.
Será que gostar da igreja é fechar os olhos para os modelos que vemos por aí? Será que tudo que tenho falado aqui, não é o retrato que milhões de pessoas convivem todos os dias, mas apenas poucos tem coragem de encarar sobriamente a verdade?
Devo dizer que sim. Isso acontece todos os dias até dentro de nossas casas. Vemos aquilo que não está exatamente como desejamos, mas preferimos fingir que não estamos vendo para não nos desgatarmos.
Na igreja acontece o mesmo. Acontece sim, e veja se não é verdade?

- ainda existem pessoas que gostam mais de fazer, do que de ser - Todos sabem que não somos salvos pelas obras. Todos sabem que elas não nos levam ao céu, mas nos levam próximos de quem manda. Na igreja existem pessoas que fazem as coisas para os outros, para si mesmo, menos para Deus. Demorei a entender porque um dia Jesus dirá "nao vos conheço" para aqueles fizeram "tanto". Fizeram para si mesmos.

- ainda existem pessoas dentro da igreja que "amam" apenas citando cânticos, mas não amam citando a própria vida - O amor, como diz o Dercinei, não ama se, ama apesar de. São muitos os abraços nos cultos, são muitas as "bençãos ministradas", mas são poucas as afeições demonstradas profundamente. A igreja evangélica é uma comunidade de pessoas comum, que amam de forma comum, que abraçam de forma comum e que perdoam de forma comum. O que é incomum é tão incomum que quase não se vê.

- ainda existem pessoas dentro da igreja que gostam apenas de um culto de adoração, mas não gostam da adoração de todos os dias - infelizmente a igreja disseminou que o "domingo" é o grande dia da adoração. As pessoas vão aos cultos com a responsabilidade de 'adorar' e fazem tudo durante o domingo. Trabalham, acordam cedo para a escola dominical, correm para o culto, participam do ensaio ou do evangelismo a tarde, dos encontros extras e por fim do culto noturno. Toda essa correria no dia da "adoração" termina com pessoas vazias, sem conseguir ouvir Deus falar e...cansadas, muito cansadas.

- ainda existem pessoas que transformaram a igreja num grande clube de encontros - que lugar melhor para encontrar pessoas? Não fumam, não bebem, não jogam, não tem vicios aparentes. Infelizmente a Igreja do Senhor não pode ser apenas um lugar para encontros. A igreja do Senhor é uma comunidade terapêutica, onde pessoas precisam ser restauradas, em toda a plenitude.

Por amor a Igreja penso em três coisas que precisam, necessáriamente, acontecer a ela:

1) restaurar a função sacerdotal de cada crente. Conduzi-lo a uma adoração verdadeira, a uma comunhão plena que procure o centro do coração de Deus.
2) restaurar o sentido da comunhão entre os irmãos. Não podemos viver debaixo de "músicas emotivas" para abraços e afagos que só duram até o culto e que se estende até a perfeição de nossos gestos.
3) restaurar a visão espiritual da igreja e responsabilidade de cada crente. Não nascemos para viver longe de Deus, nem longe dos irmãos e nem mesmo de nossa missão. A igreja nasceu para transformar o mundo.

Penso nisso. Pense e comente também.
Paz e Graça

Expectativas


O meu livro Ser Pai é Bom, mas ser bom pai é melhor ainda - o alfabeto da boa paternidade, já está no forno. Saindo esta semana estamos preparando tudo para o lançamento, que será na XIII Bienal do livro, no Rio de Janeiro, no Riocentro, dia 17 de setembro (segunda-feira), às 19 horas.
O livro tem repercutido de uma forma muito especial. Primeiro, fui convidado para estar no programa Sem Censura, na TVE, sendo entrevistado pela jornalista Leda Nagle. Na ocasião, quem assistiu conferiu que o programa começou com a frase "Hoje os pais vão dizer que ser pai é bom, mas ser bom pai é melhor ainda", lido pela própria Leda, dando bem o tom da força que o título traz.
Hoje continuo na expectativa de outros desdobramentos, como no Jornal O Globo, Jornal do Brasil e outros diários.
Creio que este livro pode abrir portas extraordinárias, para eu difundir princípios especiais do coração de um pai, para o coração de milhares de pais no Brasil inteiro. Vamos esperar, com fé em Deus, porque "a porta que ele abre, ninguém...mas ninguém pode fechar".

27 agosto 2007

Ontem em PIB em Iguaba

Ontem estive em Iguaba, pregando no encerramento do congresso da Primeira Igreja Batista em Iguaba, igreja de minhas ex-ovelhas, Marcio e Carla Gama. Surpresa foi ver Diego e Heloísa. Marcio Gama e Laodicéia, que foram lá para participar deste encontro nesta última noite.
O tema do congresso "+de Deus - de mim" sugeria que cada um deveria negar-se a si mesmo e tomar a sua cruz e seguir o mestre.
Eu então falei sobre uma outra matemática: Quanto mais de Deus eu tenho, Mais Deus tem de mim, baseada na extraordinária historia do rei Davi. Humanidade, quebrantamento, misericórdia e reconhecimento da presença de Deus foram características deste personagem bíblico que fizeram dele "um homem segundo o coração de Deus" e "tendo servido aos propósitos de Deus em sua geração".
No final dezenas de pessoas, quebrantadas, disseram "eu quero mais de Deus em mim, para que Ele tenha mais de mim" e algumas outras aceitaram a Cristo como Senhor e salvador, segundo o simpático e botafoguense pastor Maurilo, pastor da Igreja.
Foi uma noite abençoadora. No final, segui para o Rio, chegando um pouco mais de uma da manhã, como em Juízes "cansado, mas perseguindo".
Na próxima semana falo pela manhã na Igreja Batista Lírio dos Vales, minha igreja, e a noite na igreja batista em Trindade, no encerramento do congresso de adoração.

23 agosto 2007

Não tem graça ser "Igreja" assim


Já há muito penso que a igreja evangélica como um todo tem trocado alguns de seus valores espirituais por motivos religiosos. Não são poucas as vezes que trocados o essencial pelo efêmero. Já são longos os anos em que o espiritual se perdeu em detrimento do material, e ainda o culto de adoração, de todos os dias, foi mudado para símbolos de nossos rituais.
O pior dessa mudança "para pior", é que além de uma teologia fragilizada por mensagens que parecem mais palestras de auto-ajuda, os símbolos ganharam força em nome de Deus, e tudo que muita gente exige como sendo espiritual, nada mais é do que pensamentos humanos, e religiosos, vamos a eles. Pense comigo e depois comente se concorda ou não.

- "Devemos usar a melhor roupa para irmos à casa de Deus" - usamos a melhor roupa para irmos a casa de Deus, quando é domingo a noite. Porque na quarta-feira, no domingo pela manhã ou em qualquer outro dia, esse zelo se perde. As pessoas usam a "melhor" roupa, para Deus, desde que seja na verdade na noite do melhor encontro da Igreja, porque nos outros dias esse conceito não é levado tão a sério assim.

- "Nós servimos a Deus por amor, não estamos de olho em cargos" - Essa é uma outra falácia. A relação que muitas pessoas tem dentro da Igreja em relação aos dons espirituais, é uma demarcação de poder. As vezes, queremos "servir" mas agimos sem amor, sem cuidado com as palavras, sem misericórdia. Dons, muitas vezes, estão relacionados ao "poder" ou "status" que podem dar às pessoas. Pergunte a si mesmo, se nunca viu aquele irmão da portaria tratar mal alguém, ou ainda, o "líder" do estacionamento que 'exige" que tudo saia do seu jeito, já que ele é o grande "responsável" por tudo aquilo ali. Ou seja, os dons na igreja não estão relacionados ao amor, em algumas situações estão relacionados ao poder que demonstram. Não são os dons dos servos, são os dons dos donos.

- O "domingo é o dia do Senhor" - nada mais romano. Os cristãos acordam às 6 ou 7 da manhã, quando têm filhos. Se arrumam, vão a escola dominical, participam do culto, de alguma reunião ou ensaio, correm para casa, almoçam, "descansam" e retornam para o curso a tarde, visita ou evangelismo. Voltam para o templo para reuniões, encontros, depois vão para o culto. A reunião noturna termina às 20 ou 21 horas, conversam, vão a cantina, e depois chegam em casa...exaustos. Durante todo o dia fizeram "a obra" de Deus, mas reteram muito, muito pouco de Deus. Trocamos a comunhão com Ele de todos os dias por um dia estafante que acreditamos ser Dele, como se Dele não fossem todas as coisas, e todos os dias.

- "Nós somos um hospital" - A igreja deveria ser uma comunidade terapêutica. Ser instrumento para curar pessoas. Como afirma o Pr.Dercinei Figueiredo "na verdade, gostaríamos que nossa igreja, ao invés de nos adoecer ou de adoecer por nossa causa..." ou seja, ela só é hospital para os novos doentes. A igreja não consegue ser hospital para todos, em todo o tempo. Numa comunidade de muitos, poucos são realmente atendidos. Além disso os evangélicos tem seu próprio padrão de amor, de misericórdia e de graça, que ainda não amadureceu para seguir o padrão de Jesus. A igreja evangélica não colocaria suas ovelhas para serem apascentadas por um Pedro, que acabou de negar, de fugir e de trair. Esse padrão é apenas de Jesus, e nós só vamos onde queremos e desejamos, e não onde de fato devemos ir.

- "Há um avivamento acontecendo" - onde? trocamos pessoas por números, trocamos santidade por bênçãos. Deus não nos chamou para sermos nem muitos, nem fartos. De fato Ele nos chamou para sermos santos e diferenciados. O avivamento que muitos apregoam por aí tem a ver com sinais, prodígios e uma prosperidade de poucos. A história dos avivamentos conta que ele acontece diante de um quebrantamento pessoal e uma transformação histórica. Não vemos nem quebrantamento visível, nem transformação do "status quo" da sociedade.
Avivamento dos evangélicos têm muito mais a ver com pirotecnia religiosa, do que com massificação missionária e santificação necessária. Avivamento muda, as coisas, as pessoas e a igreja. Quando este "avivamento" que vemos por aí, embeleza templos, gera publicidade, e número de adeptos, ela pode ser uma armadilha, e bom tomar cuidado.

Vou parar por aqui. Existem outros símbolos, signos, totens que os evangélicos tem usado em nome de Deus, para justificar suas ações "espirituais". Acho que ser Igreja assim não tem graça, já que a graça de ser Igreja de Jesus é viver na dimensão da sua graça e com os valores reais que dela advém.

Paz e Graça
Wellison M. Paula

18 agosto 2007

Uma religião que não tem graça!

Li um artigo do Pr.Ricardo Gondim, há pouco. Nele o autor escrevia sobre uma manifestação que um grupo de "cristãos" fez na frente de sua igreja, pedindo sua saída. Eram 90, orquestrados por outros pastores, que diziam defender a "sã doutrina".
Os gritos estridentes, os cartazes levantados, a turba inquieta e irreverente, eram fichinhas diante das palavras ameaçadoras que vociferavam. Naquele momento, um dos mais respeitados pastores do Brasil, sentiu-se envergonhado e triste. Como é possível, uma religião, que segue ao mestre do amor, o carpinteiro mais gentil da história, abrir espaços para manifestações tão cruéis, ímpias e vergonhosas, e pior, em nome de Deus?
Não me espanta. Vivi isso. Não experimentei cartazes, mas experimentei faces, rostos, acizentados, de gente que antes me amava e trocou o amor pelo ódio.
Não me espanta. Experimentei também. Vi "irmãos", mais, muito mais "santos" do que eu, defender a piedade e o "evangelho", com a mesma paixão, que os dissidentes petistas tiveram ao formar o PSOL.
Não me espanta. Vi pessoas que ouviram 10 anos sobre a graça e vida, através de meus lábios, de repente dizer que tudo aquilo tinha sido miragem, mentira, manipulação e morte.
Honestamente, não me espanta. Vi pessoas que me abraçavam e faziam juras de amor, covardemente me deixarem a pão e água, com o argumento terreno do "aqui se faz, aqui se paga".
Não me espanta. Não me espanta pessoas pegarem cartazes, darem tiro a esmo, tentando acertar homens de Deus que eles acreditam que não são mais, porque eles decidiram que não são mais.
Não me espanta. Não me espanta que homens e mulheres da igreja, são tão misericordiosos quanto Fidel Castro é com os que erram em Cuba.
Não me espanta, nem cartazes, nem vozes ferozes, nem gritos histéricos, nem esquecimentos instantâneos. O evangelho que muitos vivem só suporta seus próprios problemas, seus próprios pecados, seus próprios erros e seus próprios mitos.
No princípio pensava que o mundo havia acabado para mim, que o mundo que criei durante tantos anos era de verdade de mentira. Mas acordei, quando percebi que não sou o único, que não fui o único e que não serei jamais o último.
Todos os dias estão se levantando pessoas mais santas do que eu. Todos os dias estão se levantando pessoas que erram muito menos do que eu, e todos os dias estão se levantando pessoas que tropeçam muito menos do que eu, e portanto podem se encher de seus messianismos, capaz de "resgatar" a noiva das mãos ardilosas de pessoas como eu.
Não me espanta Pr.Ricardo Gondim, não me espanta que as vozes que hoje nos ovacionam, sejam as mesmas que nos vaiem. Não me espanta, que os abraços afetuosos, são as mesmas que esfolam nossa face. Não me espanta Pr.Ricardo Gondim, que aqueles que lhe viam como um dos grandes pregadores deste país, sejam os mesmos que não lhe desejam ouvir mais.
Não me espanta caro pastor, porque o evangelho que muitos vivem só consegue enxergar até onde a míopia espiritual permite, e ela não vai além de que seus próprios umbigos.
Que a gente não se canse de pregar, mesmo quando errar, cair ou tropeçar. Que a gente não se canse de pregar, mesmo quando ninguém mais nos abraçar ou aplaudir, aliás, nossa dieta principal abre mão de abraços e aplausos, que realmente, e decididamente, não combinam com quem deseja pura e simplesmente pregar o bom e puro evangelho da graça.

03 agosto 2007

Lula e Jabor

JABOR É “IMPEDIDO” POR LULA



Comentário de Dora Kramer, Estadão de Domingo:
"A decisão do TSE que determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente 'Lulla' até pode ter Amparo na legislação eleitoral, mas fere o preceito constitucional da liberdade de imprensa e de expressão, configurando-se, portanto, um ato de censura." Em outro trecho:
"Jabor faz parte de uma lista de profissionais tidos pelo Presidente Lula como desafetos e, por isso, passíveis de retaliação à medida que se apresentem as oportunidades!"
A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE
( ARNALDO JABOR )
O que foi que nos aconteceu?
No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor,"explicáveis" demais.
Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas.
Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola.
A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira.Claro que a mentira sempre foi à base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, claro que não esquecemos a supressão, a proibição da verdade durante a ditadura, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada. Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos.Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes, as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo.Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso nem vergonha do que faz. Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder. Este governo é psicopata!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas passam-lhe a mão nas nádegas.A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de "povo", consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações "falsas", sua condição de cúmplice e Comandante em vítima".
E a população ignorante engole tudo. Como é possível isso?Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na Fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados nos comunica o STF.

Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização.
Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo.
Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito.... Está havendo uma desmoralização do pensamento. Deprimo-me: "Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?".A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua. Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo.
A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais Aos fatos! Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações.
No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, operística, grotesca, mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política.
Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da República. São verdades cristalinas, com sol a Pino. E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de "gafe". Lulo-Petistas clamam: "Como é que a Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT? Como ousaram ser honestos?".

Sempre que a verdade eclode, reagem.Quando um juiz condena rápido, é chamado de "exibicionista".
Quando apareceu aquela grana toda no Maranhão (lembram, filhinhos?), a família Sarney reagiu ofendida com a falta de "finesse" do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando...
Mas agora é diferente. As palavras estão sendo esvaziadas de sentido. Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para contestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova, uma neo- língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista que está se consolidando no horizonte. Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem, de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o Populismo e o simplismo. Lula será eleito por uma oposição mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em "a favor" do povo e "contra", recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade do mundo atual.

Teremos o "sim" e o "não", teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos a volta da oposição Mundo x Brasil, nacional x internacional e um voluntarismo que legitima o governo de um Lula 2 e um Garotinho depois. Alguns otimistas dizem: "Não... este maremoto de mentiras nos dará uma fome de Verdades!" .

O assunto não é "espiritual", mas é do Botafogo, é a mesma coisa.

torcida do Botafogo já pode comemorar. Em entrevista, o prefeito César Maia afirmou que o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, já pertece ao clube. Agora, de acordo com o prefeito, o time alvinegro precisa apenas esperar o encerramento da parte burocrática.
» Leia mais notícias do jornal O Dia» Veja as últimas do Botafogo» Opine: o Engenhão deve ficar com o Botafogo?
Nesta quinta-feira, às 11h30, terá continuidade o processo de licitação do estádio. O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, por unanimidade, todo o edital de licitação.
"Apenas o Botafogo apresentou uma proposta concreta. Com a aprovação do TCU e aceita as condições, é ele o vencedor", disse César Maia.
Em relação à possível parceria sugerida pelo presidente do Flamengo, Marcio Braga, o prefeito explicou que qualquer tipo de decisão caberá ao Botafogo. No entanto, apenas o clube ficará responsável pela administração do estádio.
"Mesmo com o Botafogo sendo o único responsável pelo Engenhão, nada impede um contrato o Flamengo. Lembro do exemplo do Estádio San Siro, na Itália, onde a Internazionale e o Milan são sócios de uma mesma empresa", esclarece.
Um outro ponto que é muito discutido entre os alvinegros é a idéia de o Botafogo personalizar o estádio. Os torcedores gostariam de ver escudos do clube no interior das instalações ou então ver o escudo do clube desenhado no gramado, assim como faz o São Paulo no Morumbi. Além disso, César Maia disse que o Botafogo, se desejar, pode aumentar as dimensões do gramado.
"Desde que todas essas alterações sejam reversíveis, não há problema algum", destacou.

Com medo de errar outra vez!


Todos nós sofremos com isso, não é verdade? Medo de errar outra vez. O que faremos, o que dirão de nós? sao perguntas frequentes que fazemos a nós mesmos.
A bíblia nos revela que Deus também sabe disso. Sabe que podemos errar outra vez, sabe que temos a possibilidade de tropeçarmos numa nova pedra da vida, e despencarmos do lugar da escada onde estamos.
Na verdade a dor da queda é sempre menor do que a dor da vergonha dos que nos assistem. Parece que quando caímos o mundo todo está na hora do almoço, olhando e observando. Eu particularmente, quando trabalhava no centro da cidade já vi muita gente cair, levar tombos homéricos. Na hora da vontade de rir, mas voluntariosamente dá muito mais vontade de ajudar.
Para os que caíram, resta levantar, ajeitar a roupa e seguir viagem, rumo ao não sei onde.
Sabe o que sentimos numa hora dessas, vergonha. Imagina então se cairmos outra vez.
Deus nos ajuda em nossa caminhada cristã dizendo que "se cairmos (outra vez) temos um advogado junto ao Pai, intercendo por nós".
É verdade, mesmo sem dinheiro, mesmo sem procuração alguma temos um advogado Jesus Cristo, que vai estender as mãos em nosso tombo.
Mas a grande questão é: então podemos cair toda hora já sabendo que vamos ser perdoados? A resposta é bíblica, NÂO! O apóstolo Paulo diz que "foi para a liberdade que Cristo nos libertou, por isso sejamos verdadeiramente livres", diz ainda "não fomos livres para pecar". Isso já diz tudo.
No futebol, para usar uma linguagem que gosto, quando o atacante cai na área tentando ludibriar o juiz para que ele aponte a marca da cal, ou seja, penalidade máxima, ele não apenas não recebe a falta pretendida, como ainda recebe cartão de advertência.
Só para lembrar não tenha medo de errar outra vez, se seu erro foi um acidente de percurso na calçada da vida, mas cuidado, para não errar consciente e dependente, tentando ludibriar a sua própria fé e aqueles que andam com você. Além da falta, você vai receber um cartão amarelo e se for o segundo, poderá ser até expulso da partida.

02 agosto 2007

EU NO SEM CENSURA

BEM amigos, estarei no programa SEM CENSURA, sendo entrevistado pela jornalista Leda Nagle, na sexta-feira, dia 10 de agosto, as 16 horas. Espero vocês por lá, assistindo, será uma oportunidade super legal de poder falar sobre o tema do livro e sobre os valores que temos como pais. Será também um pastor, num programa secular, é legal você não acha?