25 janeiro 2008

Os Vales, os gigantes e nossas armas

Os vales nos desafiam. Os gigantes nos assustam. Nossas armas nos defendem.
Essá é a ordem de nossos grandes desafios diários.
Aprendi que a palavra desafio pode ter dimensões diferentes para cada indivíduo. Uma entrevista de emprego pela manhã pode tornar a noite um "inferno", uma prova da faculdade pode fazê-lo transpirar em gotas e um ratinho no canto da parede pode ser ainda um Tiranossauro Rex, partindo a patas largas em sua direção.
Os desafios são sempre desafios.
A palavra "Vale" vem do Latim, é uma depressão entre duas montanhas. Entretanto, a mesma palavra vindo do árabe, significa "mar de lágrimas, que é a nossa própria vida". Portanto, o vale é o desafio que temos que vencer nas primeiras horas do dia.
Os gigantes também são muitos. Eles se apresentam em diversas roupas, com diversas capas e máscaras. São dimensionados por nossos medos e catapultam nossos sustos diários. Você tem gigantes, eu também.
Em I Samuel 17 o gigante chamava-se Golias. Para você pode ser o nome do vizinho, do patrão, do inimigo, do "amigo", da mulher, do dinheiro, da doença. São muitos os nomes.
No texto de I Samuel 17 os mais fortes e preparados nào foram os que saíram a batalhar. Foi o mais sensível às armas corretas.
O terceiro ponto deste texto tem a ver com as armas que levamos. Com as armas que utilizamos para ganhar nossas guerras.
Alguns usam a mágoa, o ódio, a selvageria, a inimizade, para justificar suas re-açoes, mas nada disso responde a questão: qual a melhor arma.
COm a vida, com a dor da vida, com as dores da vida, com a história de nossa vida, aprendemos que a melhor arma é amar a Deus, amar aos outros, amar a si mesmo.
A vitória sobre nossos grandes desafios é usar as armas corretas, no momento certo.
Vales e gigantes aparecem todos os dias. Enquanto escrevo penso neles, me cercando. Mas tenho certeza que Naquele que me ama, que me vê, que me conhece e me usa, que estes gigantes estão sendo diminuídos a cada momento, a cada instante.
Quem são seus inimigos? Onde estão os seus vales? Quais são as armas que você tem usado para vencê-los?

Nenhum comentário: