06 janeiro 2008

TRECHO DE MEU NOVO LIVRO "ENCONTROS"

Nele vemos o que ninguém vê!

Passei na porta de uma associação para cegos. No inicio da noite, as salas chamavam a atenção para a escuridão. Não havia a necessidade de luz para pessoas que se acostumaram a viver longe dela toda a vida.
Entretanto, nada me comoveu mais do que o filme “as tres ceguinhas de Campina Grande”, a história das cegas cantoras da Paraíba.
Tres irmãs, as três sofreram a desventura de se tornarem cegas, de serem impedidas de verem as cores do mundo, como a maioria vê. Para elas telas de plasma, LCD, digitais não fazem a menor diferença. Não há pixels para serem notados.
Na história dos evangelhos, um homem conhecido não pelo que era, mas pelo nome que carregava de seu pai, Timeu, fora encurralado pela vida. Numa sociedade que valorizava ao extremo a perfeição física como sinal da bençao de Deus, nascer cego representava uma verdadeira maldição, que ninguém desejava para o filho de seu pior inimigo.
A medicina limitada, não dava esperanças ao filho de Timeu. Não havia transplante de córnea, não adiantavam os doadores, simplesmente os médicos não podiam imaginar alguém voltando a ver senão pela ação miraculosa do Divino.
A verdade é que com a ciência ainda por avançar o que sobrava para os cegos de nascença era o tempo de ver a vida passar, sem nem mesmo poder contemplá-la integralmente.
Mas se a cura passava pelo divino, o que restava era suplicar, que Ele de algum modo pudesse com sua misericórdia e poder, passar por ali.
Mas qual ser humano creria naturalmente se alguém contasse, que naquele dia passaria por ali Jesus de Nazaré, o Filho de Deus? Bar-Timeu, ele não creria, ele creu que esse seria o encontro que mudaria o curso de toda a sua vida.
Existem momentos na vida da gente que são cruciais. Ou mergulhamos de cabeça, com fé, acreditando que podemos saltar, ou ficamos esperando uma próxima onda, que não sabemos exatamente quando virá.
Jesus estava passando por ali. Como sempre o alvoroço da multidão chamava a atenção de todos. Ele não era o maior líder religioso da Judéia, não era o Governador da província romana, nem o Imperador do país, ele era mais do que tudo isso, ele era Jesus de Nazaré, o Messias prometido de DEUS.
Bar-Timeu não podia ver, mas com a ausência da visão sua sensibilidade auditiva foi ampliada, e ele podia perceber com clareza que Ele se aproximava. Seu coração começou com um batimento diferente, e uma adrenalina mais alta começou a tomar conta de seu corpo. Aquele era o momento, ou ele gritava ali, ou então se curvaria mais uma vez a uma doença incurável.
Segundo narram as escrituras ele começou a gritar. Na sua voz estava um apelo, no tom de voz seu desespero e na atitude sua fé. Bar-Timeu queria “ver” Jesus, porque cria que este encontro não seria mais um em sua agenda noturna de vida, seria O encontro.

Nenhum comentário: