08 fevereiro 2008

Nilópolis...Eternamente, Nilópolis.

Guarda Municipal de Nilópolis faz a segurança de bicheiro na quadra da Beija-Flor
Publicada em 07/02/2008 às 23h25mD
immi Amora - O Globo

RIO - Além do carro do Corpo de Bombeiros - que na quarta-feira transportou o presidente de honra da Beija-Flor, Aniz Abraão David, o Anísio , durante a comemoração do bicampeonato da escola -, o bicheiro teve o apoio de outro órgão público: a Guarda Municipal de Nilópolis. Na festa da vitória, quatro agentes fardados tiveram muito trabalho para impedir que o público chegasse até Anísio, que se refugiava no bar do camarote da quadra para descansar logo após carregar a taça da vitória no alto do carro dos Bombeiros pelas ruas da cidade. Toda a atenção dos quatro guardas estava voltada para o bicheiro, apesar de o prefeito de Nilópolis, Farid Abraão David, irmão de Anísio, também estar na quadra.
- Só deixa entrar quem o Anísio autorizar - ordenava o chefe para os outros três.
Em Nilópolis, a Beija-Flor e a prefeitura são praticamente uma única coisa: o prefeito, além de irmão de Anísio, é presidente da escola. A família de Anísio domina a cidade como domina a escola. Na quadra, há fotos dos diretores, todos parentes de Anísio, estampadas em pôsteres. Os que são políticos aparecem com mais destaque. Os David têm vereadores, secretários e funcionários públicos em toda a estrutura do município.
Da comemoração também participou o secretário municipal de Obras, Sérgio Sessim. Filho do deputado federal Simão Sessim, que é primo de Anísio, ele foi escolhido para ser o candidato da família à sucessão de Farid, que está há sete anos no poder. Guardas ganham camisas da escola
Osvaldo Costa, o Ratinho, presidente do PDT na cidade, afirma que há uma separação entre a prefeitura e a escola quanto aos recursos públicos. Ex-vice-prefeito da cidade, agora na oposição, ele diz que em geral o prefeito consegue separar a escola da prefeitura. Mas na quarta-feira, para ele, houve um exagero.
" Os guardas não estavam fazendo segurança do Anísio. Eles estavam ordenando a multidão que era muito grande "
- Ontem (quarta) foi um exagero. Não acontece sempre. Devo reconhecer que o prefeito consegue separar as coisas. Mas a escola acaba tendo alguns benefícios, como para fechar ruas, por exemplo. Para você conseguir uma autorização, é um sacrifício. Mas, para a Beija-Flor, eles fecham o que querem - disse Ratinho, que pretende ser candidato a prefeito em 2008.
Segundo o secretário municipal de Segurança, Jorge Rezende, 60 guardas foram destacados para o trabalho de vigilância ao redor da escola de samba na quarta-feira. Mas ele negou que tenha dado segurança para Anísio:
- Os guardas não estavam fazendo segurança do Anísio. Eles estavam ordenando a multidão que era muito grande - alegou Rezende.
- Mas dentro do camarote da presidência? - perguntou um repórter.
- A Guarda entra em todos os acessos para evitar invasão e que alguém se machuque. O trabalho é para o prefeito, que também estava lá - respondeu, evasivamente, o secretário.
Alheios à polêmica, os guardas que trabalharam duro para proteger Anísio estavam felizes na quarta-feira. Receberam, das mãos do próprio, um mimo: uma das mais de 500 camisas da escola de samba jogadas por ele para a multidão, que se engalfinhava por uma delas.

Um comentário:

Laurilene disse...

O prefeito de Nilópolis se chama Sérgio Sessim