19 maio 2009

COMO VIVER EM CASA DE FORMA SAUDÁVEL, ABENÇOADORA E FELIZ


Durante todas as quartas temos falado sobre família. É mais palestra do que pregação, é mais bate-papo do que homilética. Tem sido abençoador vir aqui nestes dias e poder rir um pouco, pensar também e mais ainda mudar o que podemos, no que se refere a viver em família. Na primeira quarta deste mês eu falei sobre o abismo entre as gerações. Como é difícil para muitos pais entenderem a linguagem de seus filhos, e como é difícil para muitos entenderem a linguagem de seus pais. Nisto reside diversos atritos.
Nesta última quarta falamos mais sobre relações familiares. Nos propomos a discutir como é possível viver em família, de forma saudável, abençoadora e feliz.
Pensamos em três atitudes que precisamos ter, quando se fala em viver em casa. Afinal de contas, viver dentro dela é um desafio maior do que todos. Não é como no trabalho, já que podemos ir para outro emprego. Não se trata de relações de amizade, já que freqüentemente pessoas (volúveis principalmente), trocam de amigos nas primeiras desavenças. E muito menos não é uma relação religiosa, já que milhares mudam de igreja como mudam de roupa, e deixam de vir a igreja como desistem de assistir a um programa de TV manjado.
Viver em família é bom, mas é difícil, portanto as dicas de quarta passada, servem, a bom termo, para todos os dias da vida:
1) Leve Deus para dentro de casa - não leve a religião. Ela estressa, aborrece, chateia, impõe, discute, engana. Leve Deus. Deixe-O falar. Louvem juntos o nome dele. Adorem-nO. Celebrem-nO. Permitam que Ele ocupe papel central na sala da casa.
2) Não faça tempestade em copo d´água - existem coisas que não valem a pena discutir. Brigar por coisas pequenas é apenas chatear-se por aquilo que não tem o menor valor. Ponha cada problema em seu devido lugar.
3) Não seja chato! - a pior coisa é conviver com gente que reclama demais, ri de menos, briga por tudo e faz questão a toda hora. É insuportável viver com quem acha que tem sempre a razão e que a vida é sempre vista na cor cinza. Ria, alegre-se, ponha um bom humor na alma, e permita-se viver com aqueles que você escolheu conviver do melhor modo possível.
Na próxima quarta falaremos mais, mas venha ouvir, para não ter que ler apenas um resumo no domingo que vem.
Paz e graça
Wellison Magalhães

Nenhum comentário: