01 abril 2009

ESBOÇO DE SERMÃO

A QUEM PEDIR SOCORRO, QUANDO AS COISAS NÃO VÃO BEM


SALMO 77.1-20

1Eu grito bem alto para Deus;grito, e ele me ouve.2Nas horas de aflição eu oro ao Senhor;durante a noite, levanto as mãosem oração,porém não encontro consolo.3Penso em Deus e começo a gemer;começo a pensar e fico desanimado. 4Deus não me deixa dormir.Estou tão preocupado,que não posso falar.5Penso nos dias que já passarame nos anos que se foramhá muito tempo.6Gasto as noites em pensamentosprofundos,começo a meditar e a mim mesmofaço estas perguntas:
7“Será que o Senhor vai nos rejeitarpara sempre?Será que ele nunca maisvai ficar contente conosco?8Será que deixou de nos amar?Será que a sua promessanão tem mais valor?9Será que Deus esqueceu de ser bondoso?Será que a ira tomou o lugarda sua compaixão?”10Então eu disse assim:“O pior de tudo é que o Deus Altíssimonão quer nos ajudar mais como antes.”11Ó Senhor Deus, eu lembrareidos teus feitos maravilhosos!Recordarei as maravilhasque fizeste no passado.12Pensarei em tudo o que tens feito,meditarei em todos os teus atospoderosos.
13Ó Deus, tudo o que fazes é santo.Não há deus que seja tão grandecomo o nosso Deus.14Tu és o Deus que faz milagres;tu tens mostrado o teu poderentre as nações.15Pela tua força, salvaste o teu povo,os descendentes de Jacó e de José.16Ó Deus, quando as águas te viram,ficaram com medo,as águas profundas do mar tremeram.17As nuvens derramaram chuva,houve trovoada nas alturas,e os relâmpagos riscaram o céuem todas as direções.
18O estrondo dos teus trovõesse espalhou por toda parte;os relâmpagos iluminaramo mundo inteiro,e a terra foi sacudida e tremeu.19Tu andaste pelo meio do mar,abriste caminho no oceano profundo,mas ninguém viu as marcasdos teus pés.20Como um pastor, dirigiste o teu povopelas mãos de Moisés e de Arão.

Quando as noites em sua vida se tornam intermináveis , é a Deus que você deve procurar

Quando a distância das coisas espirituais se tornaram irreversíveis, é a Deus que você deve procurar (3,4,5,6)

Quando a dúvida alcançar as partes intimas de seu coração, é a Deus que você deve procurar (7-10)

QUANDO VOCÊ BUSCAR A DEUS, DESCOBRIRÁ:

Que Deus é o Deus do futuro (Vv.11,12)

que Deus é o Deus do Universo (VV. 13,14)

que Deus é o Deus dos milagres (v.14)

que Deus é o Deus do cuidado (v.20)

Nenhum comentário: