07 abril 2009

Por quê na Igreja resolvemos inventar tanto?

Imagino o início da Igreja. Cristãos simples, sem formação teológica. Ninguém havia passado pelo Seminário. Não existiam cultos de libertação formais, marcados nos dias da semana. A Igreja se reunia e estudava a Palavra. A Palavra, no caso, era os ensinamentos dos discípulos e o Antigo Testamento. A comunidade cristã não tinha EBD. Depois que criaram a EBD, os cristão ficaram presos a ela. Não bastava ser Escola, não bastava ser Bíblica, tinha que ser obrigatoriamente Dominical. Fechou a questão.
Interessante como a Igreja criou estruturas, cargos, postos, tudo em nome de Deus. Eu me escangalho de rir. Tem Escolas Dominicais que tem Superintendente! Imagine, como na Igreja tudo tem que ser PLUS, MAIS, GRANDE, EXTRAVAGANTE, não bastava o camarada ser intendente, ele precisa ser o SUPER intendente da Escola Dominical.
A Igreja de hoje foi reinventada. Ela não é pálidamente aquilo que foi quando tudo começou.
Não quero ser nostálgico, intolerante, nem piegas demais e muito menos cego, às estruturas que estão ao meu redor. Contudo, não consigo mais olhar para a Igreja, institucionalizada, e vê-la como aquela que nasceu para nós, nas páginas do Novo Testamento.
Tudo hoje é show! Tudo é espetáculo! Tudo é superfaturado! Tudo supervalorizado! E pior, em diversos casos, tudo é business.
Não impressiona que os cultos de cura são todos televisionados? Por quê os que tem o "poder"de curar não param um dia, apenas um dia, na porta do Hospital de Câncer ou num Hospital do SUS desses qualquer? Por quê para curar tem que ser pela TV?
A IGREJA de hoje foi reinventada por todos que acreditam que precisavam dar uma "maozinha"para Deus. Talvez, alguns, acreditem que Ele devia estar atrapalhado demais para dar conta sozinho de algo que criou. Não, sei, é ironia, é claro, mas que no fundo, no fundo, do jeito que as coisas vão, eu não duvido aparecer alguém dizendo que Deus não fez direito, e que existe alguém capaz de consertar os erros do Senhor...na TV, é claro!

Nenhum comentário: