21 abril 2009

Inadequado, prostado aos teus pés eu sou mesmo inadequado!

Desde que me converti ao evangelho tive a tendência de parecer adequado. Mas parecer não é ser. Infelizmente nunca consegui. Olhar para trás e ver minhas imperfeições era assinar um atestado de incompetência espiritual, social, psicológica, etc.
Por isso, muitas vezes preferi apenas parecer adequado, embora as atitudes revelassem um ser inadequado.
Hoje eu tenho mais coragem do que tinha há algum tempo atrás de olhar no retrovisor. Nunca gostamos do que vemos dentro de nós, por isso a maioria ou é cega para os seus defeitos ou sofre uma aminésia seletiva de seus atos.
Olhando para o evangelho que abracei, percebi que em muitas coisas fui estupidamente inadequado. Olhando para o evangelho que a maioria dos evangélicos tem abraçado, a inadequação tem sido regra.
É inadequado pecar? é., mas sem gerar o juízo de valor do ato, pior é tornar-se cínico e não enxergar mais pecado como tal. Até porque, pecado para a maioria das pessoas só o é, quando é na casa de festas do sexualmente temático.
Para a Igreja pecar é adulterar, masturbar, transar antes de casar (e para alguns grupos transar casado, desde que não seja para procriar), ver filmes pornográficos, sensualidade exagerada, ou libido tornado público. O resto não é pecado. Mentir, não pagar, não amar, não perdoar, não ser útil, não servir, falar mal do outro, não respeitar, nada disso faz parte da lista de pecado da maioria dos cristãos inadequados desses dias.
Por tudo isso pensei o quanto tento me prostrar aos pés do Rei, mas volta e meia relembro os dias de inadequação em que escravizei minha alma.
Não quero mais isso. Não quero ser um cristão de fachada, um pregador de mentirinha, um servo da carochinha, um pastor de brincadeira, um homem "para inglês ver" ou um pastor para a igreja admirar.
Larry Crabb vai dizer que para deixarmos a inadequação de lado, precisamos somar duas qualidades. Uma soma a outra. Uma contém a outra. "Homens piedosos" diz o escritor, "são homens quebrantados".
Minha inadequação diante da vida, vinha da ausência de piedade verdadeira e quebrantamento sincero.
O mundo gospel atual não dá tempo para isso. Temos muitos cultos de libertação para ir, e campanhas da prosperidade para nos afogar em promessas que jamais serão cumpridas, porque não foi Deus quem as fez. Temos tantos cultos, que não temos tempo de conhecer Deus intimamente.
Ele é capaz de mudar minha inadequação. É capaz me de tratar com a paciência, do mais paciente dos pais, e cuidar de mim como um amigo com um amor mais profundo. Na sinceridade da minha alma é mais fácil Ele tratar dela, do que quando a mantive escondida nos grotões da vida, onde adequação era apenas teatro, e não vida de verdade.

Nenhum comentário: