21 abril 2009

Inadequado, prostado aos teus pés eu sou mesmo inadequado!

Desde que me converti ao evangelho tive a tendência de parecer adequado. Mas parecer não é ser. Infelizmente nunca consegui. Olhar para trás e ver minhas imperfeições era assinar um atestado de incompetência espiritual, social, psicológica, etc.
Por isso, muitas vezes preferi apenas parecer adequado, embora as atitudes revelassem um ser inadequado.
Hoje eu tenho mais coragem do que tinha há algum tempo atrás de olhar no retrovisor. Nunca gostamos do que vemos dentro de nós, por isso a maioria ou é cega para os seus defeitos ou sofre uma aminésia seletiva de seus atos.
Olhando para o evangelho que abracei, percebi que em muitas coisas fui estupidamente inadequado. Olhando para o evangelho que a maioria dos evangélicos tem abraçado, a inadequação tem sido regra.
É inadequado pecar? é., mas sem gerar o juízo de valor do ato, pior é tornar-se cínico e não enxergar mais pecado como tal. Até porque, pecado para a maioria das pessoas só o é, quando é na casa de festas do sexualmente temático.
Para a Igreja pecar é adulterar, masturbar, transar antes de casar (e para alguns grupos transar casado, desde que não seja para procriar), ver filmes pornográficos, sensualidade exagerada, ou libido tornado público. O resto não é pecado. Mentir, não pagar, não amar, não perdoar, não ser útil, não servir, falar mal do outro, não respeitar, nada disso faz parte da lista de pecado da maioria dos cristãos inadequados desses dias.
Por tudo isso pensei o quanto tento me prostrar aos pés do Rei, mas volta e meia relembro os dias de inadequação em que escravizei minha alma.
Não quero mais isso. Não quero ser um cristão de fachada, um pregador de mentirinha, um servo da carochinha, um pastor de brincadeira, um homem "para inglês ver" ou um pastor para a igreja admirar.
Larry Crabb vai dizer que para deixarmos a inadequação de lado, precisamos somar duas qualidades. Uma soma a outra. Uma contém a outra. "Homens piedosos" diz o escritor, "são homens quebrantados".
Minha inadequação diante da vida, vinha da ausência de piedade verdadeira e quebrantamento sincero.
O mundo gospel atual não dá tempo para isso. Temos muitos cultos de libertação para ir, e campanhas da prosperidade para nos afogar em promessas que jamais serão cumpridas, porque não foi Deus quem as fez. Temos tantos cultos, que não temos tempo de conhecer Deus intimamente.
Ele é capaz de mudar minha inadequação. É capaz me de tratar com a paciência, do mais paciente dos pais, e cuidar de mim como um amigo com um amor mais profundo. Na sinceridade da minha alma é mais fácil Ele tratar dela, do que quando a mantive escondida nos grotões da vida, onde adequação era apenas teatro, e não vida de verdade.

Pensando o Grajaú...minha nova terra.


Há pouquíssimas semanas passei a ser um morador do Grajaú. O bairro, conhecido por ser arborizada em extremo, com um jeito bucólico de ser, passou por fases difíceis nos últimos anos.

Favelas, violência, assaltos marcaram algumas regiões do bairro.

Entretanto, algumas providências foram tomadas, diga-se de passagem, pelos moradores. Algumas ruas são vigiadas por empresas de segurança e homens, com camisa APOIO, transitam, afirmando a presença discreta entre as ruas.

Não quero esconder os problemas claros que o Grajaú apresenta, mas aproveito este espaço apenas para exaltar as coisas bonitas que você pode encontrar se embrenhando no interior deste bairro de lasse média da zona norte carioca.

As ruas são arborizadas sim, não é possível dar árvores como referência de nada, já que todas as ruas são fechadas em copas, como um balé se alterando apenas pelos ventos que sopram sobre elas.

O clima é de interior em algumas ruas. Aos pés da Reserva Florestal o verde, o clima, a temperatura sempre amena, é um convite a caminhadas, corridas e ares diferenciados, do lugar comum do cenário do Rio.

As casas antigas, algumas com aparência de residências francesas se misturam a uma arquitetura moderna, dão o tom de como o Grajaú é hoje.

Na praça principal, em dias de domingos e feriados, é possível encontrar crianças brincando nas ruas fechadas. Pasmem, charretes puxadas por pequenos pôneis, ainda podem ser achadas rodeando a praça.

É lá no Grajaú que também você encontra a Primeira Igreja Batista do Grajaú. No Bairro há 30 anos, a Igreja está ali para ser um referencial da mensagem genuína do evangelho. Quando você penetrar no interior do bairro, verá que tudo que digo aqui não é exagero.

Quando você for a Primeira Igreja Batista do Grajaú, encontrará uma igreja saudável, para você e sua família.

19 abril 2009

Aprendendo com os erros

O técnico do São Paulo, chatinho por sinal, Muricy Ramalho, afirmou, após a derrota do seu time para o Corinthias, abre aspas: NAO GOSTO DE APRENDER COM A DERROTA!
Bem, seu Muricy, a bem da verdade todos nós queríamos aprender nas festas, nas baladas, nas praias, nas alegrias, mas o senhor deveria ter sido avisado que não dá para fazer esta escolha, pelo menos não mais agora.
A derrota é uma grande escola. Ela é pedagógica. Domina como ninguém a arte de ensinar com exatidão, os princípios para uma vida melhor.
Sabe, seu Muricy, ninguém vence sempre. Não dá. Não podemos mudar o foco de toda a vida por conta de uma derrota, e precisamos, caso não saiba avaliar no momento, descobrir onde erramos, para evitar errar outra vez.
Olha Muricy, esse seu jeitão de sabe tudo não é nada bom. Ninguém sabe de tudo, o tempo todo.
Aliás, acho que quem acha que sabe tudo, é porque não sabe nada!
Bem, infelizmente tenho que dizer "seu técnico", que no meu time, dos crentes, dos evangélicos de carteirinha, tem gente pensando como você. Muitos não aprendem com os erros e muitos outros acham que já sabem de tudo.
As duas coisas causam estranheza, porque muitos erram e continuam errando todos os dias, nas mesmas coisas, da mesma forma, sem nunca mudarem. E muitos continuam orgulhosos, vaidosos, achando que sabem absolutamente tudo sobre Deus, a Igreja e o próximo.
Talvez seu Muricy você esteja fazendo escola, é uma pena, porque daqui a algum tempo teremos mais técnicos que pensem como você, e pior continuaremos tendo crentes que entraram numa sala qualquer, exatamente no dia em que voce dava aula.

13 abril 2009

ESBOÇO DE SERMÃO

TEXTO Lucas 12.13-21
TEMA: A prosperidade que vem de deus NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?
E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.

1) PARA TER PROSPERIDADE NAS RELAÇÕES PRECISAMOS NÃO FAZER CONTA DE TODAS AS COISAS
“Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança.

2) PARA TER PROSPERIDADE NAS RELAÇÕES PRECISAMOS TER MATURIDADE PARA RESOLVER AS DEMANDAS DESSAS RELAÇÕES
“Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós?”

3) PARA TER PROSPERIDADE NAS RELAÇÕES PRECISAMOS ENTENDER QUE NADA NA VIDA NOS FAZ MAIS OU MELHOR DO QUE OS OUTROS
“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

4) PARA TER PROSPERIDADE NAS RELAÇÕES PRECISAMOS NOS PERMITIR DEIXAR ALGO PARA ALGUÉM QUE SEJA REALMENTE BOM
“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”

07 abril 2009

A PÁSCOA DEVE SER COMEMORADA COMO...PÁSCOA!

Jesus não pediu para lembrarmos do seu nascimento, mas Ele deixou claro que deveríamos comemorar a sua morte, até que Ele venha.
Neste período da semana chamada “Santa”, a população de um modo geral “lembra” de Jesus. As televisões passam filmes sobre Jesus, as pessoas falam sobre “A Paixão”, mas tudo apenas para amenizar a consciência religiosa, que gasta o resto do ano longe de Deus.
Páscoa não é uma “Semana Santa”, páscoa é por um ano santo. Na páscoa dos religiosos, o peixe paga o pato, já que neste período é ele que ganha espaço, na gastronomia obrigatória.
A páscoa dos religiosos vai além, é comemorada com os famosíssimos “Ovos de Páscoa”, que fazem a festa de todos, principalmente dos comerciantes ávidos por datas religiosas comemorativas, que os ajudam a “salvar”...o ano financeiro das empresas.
Páscoa não é para ser comemorada assim. Segundo a Bíblia, a Páscoa é marcada por duas palavras “Libertação” e “Sacrifício”. Foi quando o povo, no livro do Êxodo, recebeu a libertação definitiva do Egito, foi quando Jesus sacrificou-se por mim e por você.
Páscoa não tem a ver com peixe, páscoa não tem a ver com ovos de chocolate. Páscoa tem a ver com a vida, com aquela vida que Jesus nos deu, quando morreu na cruz do Calvário.
Neste domingo ore com sua família, almoce com sua família, gaste tempo com ela, e compartilhem a linda história da Páscoa, aquela que tem a ver com Deus e com Jesus, e não com peixes que pagam o pato, nem coelhos que são...valha-me Deus: Ovíparos!

Por quê na Igreja resolvemos inventar tanto?

Imagino o início da Igreja. Cristãos simples, sem formação teológica. Ninguém havia passado pelo Seminário. Não existiam cultos de libertação formais, marcados nos dias da semana. A Igreja se reunia e estudava a Palavra. A Palavra, no caso, era os ensinamentos dos discípulos e o Antigo Testamento. A comunidade cristã não tinha EBD. Depois que criaram a EBD, os cristão ficaram presos a ela. Não bastava ser Escola, não bastava ser Bíblica, tinha que ser obrigatoriamente Dominical. Fechou a questão.
Interessante como a Igreja criou estruturas, cargos, postos, tudo em nome de Deus. Eu me escangalho de rir. Tem Escolas Dominicais que tem Superintendente! Imagine, como na Igreja tudo tem que ser PLUS, MAIS, GRANDE, EXTRAVAGANTE, não bastava o camarada ser intendente, ele precisa ser o SUPER intendente da Escola Dominical.
A Igreja de hoje foi reinventada. Ela não é pálidamente aquilo que foi quando tudo começou.
Não quero ser nostálgico, intolerante, nem piegas demais e muito menos cego, às estruturas que estão ao meu redor. Contudo, não consigo mais olhar para a Igreja, institucionalizada, e vê-la como aquela que nasceu para nós, nas páginas do Novo Testamento.
Tudo hoje é show! Tudo é espetáculo! Tudo é superfaturado! Tudo supervalorizado! E pior, em diversos casos, tudo é business.
Não impressiona que os cultos de cura são todos televisionados? Por quê os que tem o "poder"de curar não param um dia, apenas um dia, na porta do Hospital de Câncer ou num Hospital do SUS desses qualquer? Por quê para curar tem que ser pela TV?
A IGREJA de hoje foi reinventada por todos que acreditam que precisavam dar uma "maozinha"para Deus. Talvez, alguns, acreditem que Ele devia estar atrapalhado demais para dar conta sozinho de algo que criou. Não, sei, é ironia, é claro, mas que no fundo, no fundo, do jeito que as coisas vão, eu não duvido aparecer alguém dizendo que Deus não fez direito, e que existe alguém capaz de consertar os erros do Senhor...na TV, é claro!

01 abril 2009

ESBOÇO DE SERMÃO

A QUEM PEDIR SOCORRO, QUANDO AS COISAS NÃO VÃO BEM


SALMO 77.1-20

1Eu grito bem alto para Deus;grito, e ele me ouve.2Nas horas de aflição eu oro ao Senhor;durante a noite, levanto as mãosem oração,porém não encontro consolo.3Penso em Deus e começo a gemer;começo a pensar e fico desanimado. 4Deus não me deixa dormir.Estou tão preocupado,que não posso falar.5Penso nos dias que já passarame nos anos que se foramhá muito tempo.6Gasto as noites em pensamentosprofundos,começo a meditar e a mim mesmofaço estas perguntas:
7“Será que o Senhor vai nos rejeitarpara sempre?Será que ele nunca maisvai ficar contente conosco?8Será que deixou de nos amar?Será que a sua promessanão tem mais valor?9Será que Deus esqueceu de ser bondoso?Será que a ira tomou o lugarda sua compaixão?”10Então eu disse assim:“O pior de tudo é que o Deus Altíssimonão quer nos ajudar mais como antes.”11Ó Senhor Deus, eu lembrareidos teus feitos maravilhosos!Recordarei as maravilhasque fizeste no passado.12Pensarei em tudo o que tens feito,meditarei em todos os teus atospoderosos.
13Ó Deus, tudo o que fazes é santo.Não há deus que seja tão grandecomo o nosso Deus.14Tu és o Deus que faz milagres;tu tens mostrado o teu poderentre as nações.15Pela tua força, salvaste o teu povo,os descendentes de Jacó e de José.16Ó Deus, quando as águas te viram,ficaram com medo,as águas profundas do mar tremeram.17As nuvens derramaram chuva,houve trovoada nas alturas,e os relâmpagos riscaram o céuem todas as direções.
18O estrondo dos teus trovõesse espalhou por toda parte;os relâmpagos iluminaramo mundo inteiro,e a terra foi sacudida e tremeu.19Tu andaste pelo meio do mar,abriste caminho no oceano profundo,mas ninguém viu as marcasdos teus pés.20Como um pastor, dirigiste o teu povopelas mãos de Moisés e de Arão.

Quando as noites em sua vida se tornam intermináveis , é a Deus que você deve procurar

Quando a distância das coisas espirituais se tornaram irreversíveis, é a Deus que você deve procurar (3,4,5,6)

Quando a dúvida alcançar as partes intimas de seu coração, é a Deus que você deve procurar (7-10)

QUANDO VOCÊ BUSCAR A DEUS, DESCOBRIRÁ:

Que Deus é o Deus do futuro (Vv.11,12)

que Deus é o Deus do Universo (VV. 13,14)

que Deus é o Deus dos milagres (v.14)

que Deus é o Deus do cuidado (v.20)