21 fevereiro 2013

PARA QUANDO DÓI O CORAÇÃO

O sol aparece, no início do dia, dizendo que o calor seria "eterno". Um céu azul de brigadeiro, se avistou diante de todos, no Rio de Janeiro, nesta manhã de sexta.
Mas, para muitas pessoas hoje, o dia amanheceu cinzento. Sem nenhuma graça, os mais diversos tons de cinza não fazem diferença alguma quando dói o coração.
E como dói. Como dói o coração da gente quando a vida nos dá um solapão.
Como dói quando escoa pelos nossos dedos a possibilidade de termos o que sonhamos, queremos, desejamos e não podemos.
Como dói o coração da gente quando sofremos porque provocamos o sofrimento, e quando sofremos quando nos provocam.
A vida recheada de dor é assim. Mas o que fazer quando dói o coração?
Eu, particularmente, prefiro alguns caminhos, que aproveito para compartilhar.
1 - Olhe para o Alto - Existe Deus! Ele existe. Nossa dor é amenizada pela fé que temos nEle. Lá do alto ele vê seus filhos queridos, criados a sua imagem e semelhança, e sabe como é duro o sofrimento. Ele tem um bálsamo para o coração da gente. Ele não trata nossa dor com band-aid, ele trata nossa dor com sua mão poderosa. Ele sabe o que dói na gente.
2 - Olhe para dentro da sua alma - Deixe o choro humanizar você. Ponha para fora suas dores incontidas dentro do coração, esvazie completamente. Expurgue. Deixe rolar com facilidade as lágrimas que traduzem sua dor. Quanto mais nos humanizamos, quanto mais nos sentimos fracos, mais fácil ficará tratar as nossas chagas, geradas pela vida. Seja gente! Se chorar é para os fracos, enfraqueça-se! Mas não se permita transformar em mentira uma dor verdadeira que aperta o peito.
3 - Enfrente a vida - Quando dói o coração, e ele dói, o desejo é que a gente despeça a alma, e enclausure-se dentro de nós mesmos, "des-vivendo". Enfrente. Nenhuma dor é para sempre, com a mesma intensidade. Tenho dito que enfrentar dores tem sido meu ritual ao longo da vida. Se isso fosse um curso, meu pós doutorado em sofrimento teria me gabaritado a ensinar sobre dor no mundo inteiro. Mas não posso, pela 4a forma de enfrentar a dor, que compartilho agora:
4 - A dor é sua, mas divida com alguém um pouco dela. Não existem dores iguais. Não existem sofrimentos iguais. Por isso o que Paulo sentiu, o que Jesus sofreu, o que José viveu, e o que você vive não se comparam as minhas, nem com as de ninguém. Como afirma Sergio Pimenta "so quem sofreu, pode avaliar a dor".
Quando dói o coração, e ele dói...precisamos saber o que fazer, para não sucumbirmos diante de tanta dor.
Paz e Graça a todos cujo coração também dói como o meu.
Wellison Magalhães - 15/02/2013.

Nenhum comentário: