10 setembro 2007

Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos

JESUS ensina na oração que fez em Mateus 6, a ter coragem. Sim, é preciso coragem dizer para Deus perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos. Essa matemática, ou jogo de justiça funciona bem com o Nazareno, mas será que funciona conosco também?
Hoje, depois de alguns anos de vida cristã sei, com certeza que perdoar é a tarefa maior daquele que anda com Deus. Perdoar é a expressão da graça de Deus, do amor do Senhor, da misericórdia daquele que nos amou primeiro.
Infelizmente nosso perdão está locado, ou sumariamente ligado aos nossos sentimentos. Perdoamos a quem nos faz bem. Perdoamos aqueles que nunca discordaram de nós. Perdoamos aqueles que não falaram mal de nós, ou ainda aqueles que nunca tentaram puxar nossos tapetes. Sim, a estes dedicamos nosso perdão. A estes dedicamos nosso amor "incondicional".
A vida vai dizer entretanto, que o perdão que queremos de Deus está diametralmente oposto ao que desejamos oferecer aos nossos inimigos, ou aqueles que se sentem nossos inimigos.
Minha estimada "filha" Tatiana, vai dizer que tenho "sangue de barata" e que alguns de meus pensamentos são tibetanos, ou monásticos. Não são.
Luto, como todos, contra os sentimentos. Luto para não fazer orações imprecatórias contra aqueles que me fizeram mal, e ainda, luto para nao me alegrar na des-graça que acometem a todos que um dia me tocaram, pelo mal. Luto, porque se um lado minha humanidade grita "Solte a Barrabás", fazendo as escolhas mais tolas e insanas de minha vida, por outro lado o Espírito me constrange, pondo-me nos trilhos das não-escolhas.
A oração de Jesus é um desafio, é um ato de coragem, é uma bravura emocional, espiritual e física que o Nazareno deixou para cada um de nós.
Olhe para sua vida. Como está seu relacionamento com ela? a quantos precisa de fato perdoar, assim como é perdoado?
Se perdoar é fazer o outro nascer de novo em nossa história, como é possível fazê-lo e largar as memórias que fizeram deste ser algo insuportável?
Para nós estas perguntas demoram a ser respondidas. Para Deus, creio, elas deveriam apenas ser cridas.
Então se é assim: "pai, ajuda-me a perdoar, assim como o Senhor me tem perdoado...ah, e antes que me esqueça, ajuda-me em minha incredulidade."

Nenhum comentário: