06 setembro 2007

Ser "ser humano" faz parte do "ser filhos de Deus"



Jesus quando esteve neste mundo suspirou os suspiros dos humanos, porque humano que era, experimentou as dores, os sofrimentos, as decepções, as tentações e tudo o mais. Sõ assim sua morte vicária teria sentido, se alguém pudesse pagar o preço para que todos os outros seres humanos pudessem, outra vez, contar com a comunhão perdida com Deus.
Ser "ser humano" não significa que podemos fazer o que bem desejamos, na conta desta humanidade. Ser "ser humano" não significa que temos carta branca para pecarmos contra Deus, utilizando-se do álibe perfeito para isso. Ser "ser humano" não significa ainda, que somos obrigados, por força desta humanidade, gostar das fragilidades que tanto contemplamos.
Entretanto, ser "ser humano" é a notícia mais alviçareira para quem deseja servir somente a Deus. Nossa humanidade não sugere perfeição, portanto sabemos o quanto de fato, Deus nos ama. Nos ama não porque seguimos 100% as suas leis, mas nos ama porque sabe que suas leis estão absolutamente acima de nossas fragilidades. Ser ' ser humano", nos faz reféns apenas do Senhor, porque quando desejamos ser de uma religião, de leis humanas, nossa humanidade frágil apenas nos condena, mas em Deus nossa humanidade é um dos motivos pelos quais Deus nos resgata.
Além disso, ser "ser humano", alimenta meu coração de sentimentos de compreensão, de misericórdia, de graça, para com os outros, do mesmo modo que Deus tem comigo. Ser "ser humano" faz olhar para os meus irmãos que erram como aqueles que sofreram o "pão que o diabo amassou" com os próprios erros, e que não sou eu quem vai ajudar a crucificá-lo numa cruz que não foi Deus quem levantou. Ser "ser humano" me ajuda a estender a mão e dar oportunidades, do mesmo modo que o Senhor oportuniza minha vida todos os dias. Ser 'ser humano" me ajuda a enxergar a Deus como Ele é, Deus e me ajuda a olhar para mim mesmo como eu sou, servo.
É assim que ser "ser humano" faz a gente ser mais gente, para toda a gente que precisa da gente.
Ser "ser humano" faz meu olhar para mim com padrões alcançáveis, sem criar a tirania dos padrões inatingíveis. Faz meus amigos andarem comigo, sem tê-los que pressionar a andar numa teologia ufanista, nem num biblicismo sem sentido. Serão amigos, apenas amigos, de alguém que é tão gente como eles. Além disso, ser "ser humano" transformará minha igreja numa comunidade de gente, de gente que ajuda gente, de gente que vive entre gente, que geme como gente gema, que cai como gente cai, que sofre como gente sofre, que erra como gente erra e que sonha em ser gente melhor, como toda gente sadia sonha.
Ser "ser humano" vai me fazer ser um pastor menos radical com o que a Bíblia não está nem aí, e absurdamente ligado aquilo que realmente faz diferença para Deus. Ser "ser humano" fará com que eu aprenda a ser mais para Deus e menos para mim mesmo, e quem sabe assim, consiga ser para minhas ovelhas, aquilo que eles tanto precisam. Até hoje, o que tenho aprendido, nestes 40 anos de vida, com os erros feios e tenebrosos de minha humanidade, e com os acertos singelos que nasceram no meu coraçãom apaixonado por Deus e pelos outros, é que ser "ser humano" faz de nós reféns da graça, daquela que nos abraça e nos agarra, sempre disposta a dar as oportunidades que tanto desejamos...no fundo, que tanto precisamos.
paz e graça.

Nenhum comentário: