20 outubro 2006

quando a esperança vence a dor

Há dias em que você descobre que no seu coração está uma profunda raiz dolorida de amargura. Você abre a janela da sala e só vê escuridão do lado de fora, mesmo que um sol fulgurante esteja cobrindo o seu rosto. Sei disso porque já vivi intensamente momentos de tamanha dor, que pensava que tudo havia acabado ali.
Sei que tenho colegas de dor, gente que tem chorado amargamente pelas ruas da vida, as vezes sem esperança mais alguma, querendo que o fim chegue logo.
Mas quando abro a Bíblia, percebo que ela também traz consigo, sem nenhuma vontade de esconder, as dores de outros que nela estão registrados.
Recordo-me de Jó, que perdeu bens, família, saúde e a reputação, diante de amigos acusadores. Imagino sua dor, diante das palavras duras que os próximos lhe impunham.
Recordo-me de José, que enfrentou a masmorra por duas vezes injustamente, sofreu o "pão que o diabo amassou", com as lembranças dos seus irmãos que o traíram.
Recordo-me de David, vendo seu filho Absalão levantar-se contra seu trono, e depois ter que sepultá-lo, não existe dor comparável.
Mas o que isso nos ensina?
Pelo menos três importantes coisas, eu destaco:
primeiro - a dor bate na porta de qualquer um, lembre-se disso. Rico, pobre, negro, branco, estudado ou indolto, ela não faz acepção de pessoas.
segundo - a dor nos deixa solitário. Lembre-se disso também, em meio as terríveis provações da vida, você sentirá falta de alguns abraços, que antes o abraçavam.
terceiro - a dor é pedagógica. Será fantástico o que você aprenderá com ela. Ela ensinará o que nenhum diploma conseguiu, lhe amadurecerá o que os anos nao foram capazes.
Portanto, quanto olhamos para o alto e vemos Deus, sentado no seu trono, sendo capaz de cuidar de tudo, de todos, e saber que "todas as coisas cooperam para o bem dos que O amam", quando percebemos que dos céus vem um "rio de água viva", matando a sede e suprindo as necessiadades de nosso coração, e ainda quando percebemos nítidamente que as palavras de Jesus dizendo "eu venci o mundo, vós vencereis também", aí nos achamos, nos encontramos e sorrimos.
E mesmo que lá fora esteja escuro como a noite, com verdades como essas que acabei de escrever, é mais do que certo que "a esperança vai vencer a dor".
Paz e Graça
Pr.Wellison M. Paula

Nenhum comentário: