31 outubro 2006

COMO DEUS LHE RESPONDE

No filme "Todo Poderoso", com Jim Carey e Morgan Freeman, no papel de "Deus", uma cena é emblemática, embora fantasiosa: Jim, que ocupou o lugar de "Deus" provisoriamente no filme, começa a receber mensagens (orações), dos mais diversos lugares, pelas circunstâncias diferentes, e fica louco com tantos pedidos. Resolve dar a si mesmo uma "colher de chá", e fazer um sistema de coleta de "orações" com respostas automatizadas. O que acontece é um caos, porque todos recebem sim, para tudo que pediram.
Deus mesmo nao faz assim, ele ouve todas as nossas súplicas. Deus nao apenas ouve, como atende e responde.
A grande questão é que ELE não responde sim automaticamente a todos os pedidos, como que estivesse cansado de ouvir nossos lamentos.
Deus responde a mim e a você, do jeito que deseja, com a resposta que acredita ser a melhor para nossas vidas.
Você pode estar desesperado para que Ele faça o que você quer, mas está errado, Ele é Senhor, e você é que deve ser o servo.
Nao dá para trocar de papel neste momento.
Ainda tem mais, Tiago vai dizer que muitas coisas que pedimos, o fazemos para o nosso próprio deleite, ou seja, sem nenhuma implicação na eternidade e para o reino.
O que você tem pedido a Deus? e como você tem feito isso?
Deus ainda tem a possibilidade de dizer "nao" para nós em qualquer situação. Ele nunca nos prometeu dar tudo que quiséssemos, como se fôssemos filhos mimados.
E tem algo mais, as vezes o que Ele nao nos dá agora, está esperando o momento certo, portanto a palavra dEle para nós é "PACIÊNCIA".
Queremos tudo, e as vezes queremos na hora. Deus nao é nosso gênio da lâmpada mágica, Ele é o nosso Deus.
Quero incentivar você a buscá-lo com sabedoria, com alegria, com amor e resignação. Tente encontrar em Deus o grande amigo que o socorre nos momentos mais angustiantes, mas lembre-se de tratá-lo como Senhor, que detém todo o poder do universo...mas acima de tudo...olhe para Ele como Pai, a resposta que terá para seus pedidos virá de alguém que sabe direitinho tratar com seus filhos.
paz e graça
Pr.Wellison M. Paula

27 outubro 2006

GOOD WEEKEND FOR A GOOD WEEK

Tecla sap: bom final de semana, para uma boa semana.
Hoje começa o fim de semana para todos. Voce terá a oportunidade de fazer muitas coisas. Eu por exemplo, poderei ir a praia ou ao shopping com os meninos. A noite, posso dar uma voada a um teatro, ou fazer um lanche na praça de anchieta, vendo os meninos correrem de um lado para o outro, preenchendo o tempo com brincadeiras das crianças. As 4 da tarde tem botafogo e ponte preta , pelo campeonato brasileiro, tentarei assistir em alguma SPORTV da vida. O time vai bem, a ponte vai mal, mas como tem coisas que só acontecem ao botafogo, estarei pronto para qualquer surpresa desagradável.
Mas no domingo: bem irei ao culto pela manha e noite. Duas boas oportunidades para rever irmaos, louvar a Deus na congregação e preparar-se para mais uma semana. Só isso - Pergunta, é que a tecla da orelhinha sumiu.
vamos transformar este final de semana numa preparação para a semana que há de vir.
primeiro, aproveite e faça amigos - a bíblia diz que há amigos mais chegados que irmãos, é difícil encontrá-los, mas eles existem , pode crer.
segundo, dê amor aos seus inimigos - se você os tiver é claro! porque amar amigos é mais fácil que descer ladeira, amar inimigos é que é radical. A bíblia diz que "se você nao ama o irmao que nao vê, entao nao conhece a Deus. E é claro que o inimigo é sempre alguém que nao queremos ver.
terceiro, entregue-se por inteiro a Deus, nao permita que mesmo durante alguns minutos, sua mente, coração e alma sejam entregues a uma outra razão senao o Senhor.
quarto, aproveite este final de semana para ler algo bom, comece pela bíblia, vá até um bom texto devocional - sugiro sempre Swindoll e acabe por ler comentários da vida urbana, quem sabe com zuenir ventura, mas ler é sempre uma opção boa demais.
quinto, nao ligue para nada, nao se estresse,nao brigue com ninguém, nao esquente para os motoristas de fim de semana, viva livre do barulho de dentro e de fora de você mesmo.
sexto, creia, que amanhã será ainda um dia melhor, porque a bíblia garante que "o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Um bom final de semana, e uma outra semana repleta da graça de Deus.
Paz e graça
Pr.Wellison M. Paula

26 outubro 2006

Eu compro frango na Bips, ando de trem e tomo refresco em pó!


EU AINDA me surpreendo com as pessoas. Não sei por que exatamente, já que nós somos seres capazes de tudo.
MAS me surpreende a capacidade que as pessoas tem de criar exteriótipos, ou seja, figuras com base apenas naquilo que se vê e não no que se conhece de verdade.
Como vivi muitos anos com as pessoas dizendo que eu era metido, andava com quem tinha dinheiro e gostava somente de coca-cola, resolvi radicalizar.
Quem me viu domingo passado no calçadão, teve a "surpresa" de me ver na fila de frango assado da Bips. Quem encontrou comigo vindo da faculdade algumas vezes (terminei meu curso de jornalismo, graças a Deus!), se surpreendeu, tendo esta imagem amarelada sentada no banco de trens. Até refresco em pó, tomei, bom, aliás, muito bom, principalmente geladinho.
A vida da gente não muda porque resolvemos adotar os valores que as pessoas querem que você assuma.
Veja Jesus, para alguns ele deveria andar com os religiosos, de Caifás para cima, entretanto, ele quebrou todos os paradigmas, porque preferia andar com cobradores de impostos e prostitutas. A aliança com essas pessoas não estava no fazer, estava no amor ao próximo.
Sinto, com muita franqueza, que milhares de pessoas que vivem dentro de nossas igrejas, são fãs das imagens.
O pastor de sucesso não é o que pastoreia, é o que frequenta rádios, televisões e congressos. Não que estas coisas não sejam importantes, apenas não são e nunca serão as mais importantes.
NESTA Terça-feira preguei num lar, em Bangu. Dezenas de pessoas estavam naquela reunião. Hinos, cÂnticos e orações, nada demais e uma pregação, tão simples, quanto aquele encontro. No final uma vida aceitou a Cristo como Senhor e Salvador, foi uma alegria. Os irmãos estavam entusiasmados com o culto e eu com a simplicidade daquele encontro.
AS PESSOAS complicam tudo. Tudo poderia ser muito mais simples, mais fácil e melhor.
Nao vivamos por exteriótipos, isso vai levá-lo a julgar muitas pessoas e a bíblia condena isso. Além do mais, po-lo-á numa situação complicada, porque mesmo que você viva uma crise em sua fé, não permitirá que ninguém descubra, para não estremecer a imagem que as pessoas fazem de você!
Nada mais pueril, fazer com que as pessoas pensem algo que não somos de verdade. E outra coisa pior, julgar pelo que vemos, quando o que vemos pode ser apenas imagens e nada mais.
Sabe, a vida poderia ser muito mais simples, se nao quiséssemos tanto impressionar as pessoas.
Jesus tinha razão, nasceu numa manjedoura, viveu na palestina, montou um jumentinho e ainda morreu na cruz...e não estava nem aí, o negócio era fazer o que o Pai mandou.
Pense nisso, a nossa vida será bem melhor se não andarmos por vista.
Um beijão
paz e graça
Pr.Wellison M. Paula

24 outubro 2006

Chorar, quando preciso!

Algumas pessoas tem medo de chorar. No domingo, o Ebenézer pregou pela manhã uma ordem de Jesus: chorai por vós mesmos!
Chorar faz parte da vida. As vezes choramos de alegria, de tristeza, de arrependimento, de medo, chorar é um meio para darmos liberdade de expressão as nossas emoções.
Já chorei ouvindo o hino nacional, chorei (várias vezes!) assistindo "Procurando Nemo", quando o peixe diz para o pai "pai, eu não te odeio!". Chorei quando meu filho foi campeão no judô, chorei quando pessoas me magoaram, quando magoei pessoas. Já chorei quando fui homenageado, mas também quando fui esquecido. Chorei quando pequei, e chorei do mesmo modo quando fui perdoado. Já chorei quando Deus me usou e pessoas aceitaram a CRISTO, mas também quando um menino, na esquina da estrada onde passei, cheirava.
O choro faz parte da vida. Em João 11, Jesus chora a morte de Lázaro, seu amigo. Em Samuel Davi pranteia a morte de Jônatas e Saul, depois a de seu filho Absalão.
Eu quero convidar você a chorar, seja porque motivo for. Liberte-se emocionalmente. Se só os fracos é que choram, seja um agora.
Paulo vai se gloriar disso, pois diz que "quando estou fraco aí é que estou forte", sinal de que a fraqueza apenas nos enobrece.
Se Davi chorou, se Paulo chorou e se Jesus chorou, significa que nós podemos fazê-lo também.
Eu posso imaginar o porque de seu choro hoje: alguém lhe deixou, lhe magoou, o pecado lhe atingiu, voce se emocionou...nao importa.
Chore tudo, chore todas!!! transforme este momento em catarse, que lhe satisfaça a alma.
Apenas uma dica, nao deixe o seu choro fazer sua agenda. Não transforme seu choro no melhor alvo do dia... ele é apenas meio e nunca fim.
O choro pode lembrar sensibilidade...e Deus gosta de homens e mulheres sensíveis.
Chegará uma hora que o choro cessará. A promessa da eternidade é que um "dia toda lágrima cessará". Será um dia glorioso, quando a dor acabar, o sofrimento se extinguir... e que sobre para nós apenas "o choro de alegria"...e um louvor que arrebate o nosso coração.
Um beijo neste coração
e paz e graça
Pr.Wellison M. Paula

20 outubro 2006

quando a esperança vence a dor

Há dias em que você descobre que no seu coração está uma profunda raiz dolorida de amargura. Você abre a janela da sala e só vê escuridão do lado de fora, mesmo que um sol fulgurante esteja cobrindo o seu rosto. Sei disso porque já vivi intensamente momentos de tamanha dor, que pensava que tudo havia acabado ali.
Sei que tenho colegas de dor, gente que tem chorado amargamente pelas ruas da vida, as vezes sem esperança mais alguma, querendo que o fim chegue logo.
Mas quando abro a Bíblia, percebo que ela também traz consigo, sem nenhuma vontade de esconder, as dores de outros que nela estão registrados.
Recordo-me de Jó, que perdeu bens, família, saúde e a reputação, diante de amigos acusadores. Imagino sua dor, diante das palavras duras que os próximos lhe impunham.
Recordo-me de José, que enfrentou a masmorra por duas vezes injustamente, sofreu o "pão que o diabo amassou", com as lembranças dos seus irmãos que o traíram.
Recordo-me de David, vendo seu filho Absalão levantar-se contra seu trono, e depois ter que sepultá-lo, não existe dor comparável.
Mas o que isso nos ensina?
Pelo menos três importantes coisas, eu destaco:
primeiro - a dor bate na porta de qualquer um, lembre-se disso. Rico, pobre, negro, branco, estudado ou indolto, ela não faz acepção de pessoas.
segundo - a dor nos deixa solitário. Lembre-se disso também, em meio as terríveis provações da vida, você sentirá falta de alguns abraços, que antes o abraçavam.
terceiro - a dor é pedagógica. Será fantástico o que você aprenderá com ela. Ela ensinará o que nenhum diploma conseguiu, lhe amadurecerá o que os anos nao foram capazes.
Portanto, quanto olhamos para o alto e vemos Deus, sentado no seu trono, sendo capaz de cuidar de tudo, de todos, e saber que "todas as coisas cooperam para o bem dos que O amam", quando percebemos que dos céus vem um "rio de água viva", matando a sede e suprindo as necessiadades de nosso coração, e ainda quando percebemos nítidamente que as palavras de Jesus dizendo "eu venci o mundo, vós vencereis também", aí nos achamos, nos encontramos e sorrimos.
E mesmo que lá fora esteja escuro como a noite, com verdades como essas que acabei de escrever, é mais do que certo que "a esperança vai vencer a dor".
Paz e Graça
Pr.Wellison M. Paula

15 outubro 2006

gente cheia de graça!


Estou completando meu retiro. Quase 1 ano depois, relembro de gente que abençoou meu coração com gestos, palavras e carinho, nos momentos em que mais precisei. Naqueles momentos em que não era eu quem ministrava, mas era o que era ministrado. Essas pessoas gastaram dias, horas, linhas, mensagens, palavras das mais diversas para animar meu coração e encorajar meu ministério, e mais, uma amizade pelo que sempre fui, que jamais sairá de minha memória, nem os gestos, nem eles: mauriene, geralda, matheus,tati,wagner, welington, danusa, josélia,josé carlos, ronilza, shirley, isa, elivaldo, marcelo, vanessa, lopes, dias, maria dias, guilherme, girlaine, marcio barbosa, péricles, nilvânia, jessé, marcia, marcilene, débora, lincoln, viviane, rose, joel, vitória, ingridy, boy, sirley, selmo, alessandra, luis, gessandra, alessandra benevides, queila, antonio, elenir, renata, felipe, ricardo rodrigues, robertinho, patricia, neiva, silvio, adriana ferreira, tamara, rosangela baêta, mali, beto mackione, beto e rose, laura, geralda, bruno, érica, mauro, aidinete, mauricéa, os pastores edson junior, jonas, luiz carlos, mauricio, eduardo, natã, ebenézer,dercinei, david baêta, horácio, paulo albuquerque, edson bezerra, ednaldo, jorge bezerra, lécio dornas, vitor, edinho.
paz e graça, e muito, muito obrigado!
Pr.Wellison M. Paula

14 outubro 2006

aqueles olhos no sinal

Estava indo à Barra, eram 10 da noite. Parei no sinal, na Ayrton Senna, na entrada para o Hospital Lourenço Jorge. De repente uma cena de lugar comum no Rio de Janeiro, crianças pedindo dinheiro, na janela de nossos carros.
Mas aquela menina, que parou ao meu lado, era linda. 10 anos de idade, cabelos alá Vanessa Da Matta.
- me dá 10 centavos, disse ela.
- cadê seus pais? perguntei.
- meu pai morreu, minha mãe está ali vendendo bananada.
- você é linda, eu disse.
Ela riu, mas foi correndo em direção a calçada, perdida no meio da noite, como milhares de crianças se perdem, todos os dias.
E se eu fosse um bandido?
E se eu fosse um estuprador?
E se eu fosse um mercador de meninas?
O olhar daquela menina, contraria a lógica. Era um olhar de menina, mas tinha trabalho de gente grande. Eram 10 da noite, era um sinal de trânsito, e ela era linda.
Até quando veremos políticos carregarem dólares nas cuecas, enquanto meninas lindas e meigas precisam dormir às 2 da manhã para ganhar a vida?
Até quando homens e mulheres serão tão egoístas, pensando apenas em casacos de pele e clubes caros, enquanto meninas transitam na madrugada de nossa cidade?
Até quando as igrejas continuarão disputando espaços, brigando entre si, enquanto meninas inocentes disputam as ruas de nossa cidade?
Jeremias diz que o Senhor chora pelas meninas e meninos de peito que choram de fome pelas ruas da cidade.
Aqueles olhos no sinal revelavam apenas que tenho muito o que fazer, de verdade, em nome de Deus.
Revelam apenas que enquanto cristão nao tenho o direito de gastar minha vida pensando em mim mesmo, mas pensar no Reino.
Aqueles olhos no sinal, não eram apenas os olhos de uma menina linda, eram os olhos de uma menina sozinha, pedindo por vida, por uma vida que infelizmente muitos ajudaram a roubar e de uma infância que alguns insistem em não querer devolvê-la.
Paz e graça
Pr.Wellison M. Paula

12 outubro 2006

Hoje é o dia das crianças, e daí?

Hoje é o dia das crianças, e daí? pergunto não para que saliente nenhum pré-conceito com os infantis, ao contrário, o Mestre diz que "da boca das crianças sai o perfeito louvor", orienta ainda que "se nao alguém não for como uma criança, nao verá o reino dos céus". Portanto, os meninos estão na agenda celestial, e estarao na minha também.
Mas olha, tudo é mercado, o meu "daí?", tem a ver com o mercado.
Janeiro, férias, fevereiro, carnaval, março, escola, abril, semana "santa", maio, dia das mães, junho, dos namorados, julho, mais férias, agosto, dia dos pais, setembro, "cosme e damião", outubro dia das crianças, novembro, dia dos mortos, e dezembro, natal e ano novo. Até quando nossos "presentes" serão movidos apenas por datas especiais?
Quantos pais ausentes? Quantos meninos e meninas vivem sem abraços, sem carinho, sem amor de seus genitores? Mas no dia das crianças, como em qualquer outra data comemorativa, lá estão os "consciência pesada" , tentando minimizar os dias de distanciamento cruel que impõe a entes queridos.
Hoje é o dia das crianças, e daí? ontem mesmo gastei a tarde toda com meu filho, lendo, estudando, jogando vídeo game, orando, e depois fui assisti-lo jogar bola...e nem era dia especial algum, aliás, era, mais um dia para eu gastar com meu filho.
Paz e Graça
Pr.Wellison M. Paula

11 outubro 2006

Um texto de Ricardo Gondim

Queridos o site de Ricardo Gondim é o máximo, leiam sempre que puderem. Para vocês a contribuição da pena de um dos mais extraordinários escritores de nossa geração. Enjoy it!!!

Carta aberta a um jovem.
Ricardo Gondim
Retorno sua correspondência, meu prezado jovem, com uma ponta de tristeza – chamo-lhe de jovem porque constato pertencermos a gerações diferentes. Tristeza, porque lhe percebi confuso, com sentimentos prematuros para sua vocação pastoral. Nesses primeiros passos, você já se percebe numa luta inglória e sua angústia transborda alguns rancores. Isso não é bom; com sua idade, os jovens sonham com ideais utópicos.
Muitos servos de Deus e profetas também se indignaram com o mundo que lhes rodeava. Precisamos apenas tomar cuidado para jamais projetar, mesmo inconscientemente, nossas próprias inadequações no mundo e nos outros. Não viva com azedumes, eternamente a culpar o próximo. Lembra da parábola da trave e do argueiro? Conheço vários pastores que camuflam seus defeitos procurando identificar aberrações alheias. Eles pensam que jogando lama nos outros se sentirão justificados e menos pecadores. Nossa humanidade não se compõe só de luzes, todos temos sombras. Como é fácil atirar pedras. Não podemos ser exageradamente rigorosos com nós mesmos, e nem inclementes com nossos semelhantes.
Por outro lado, alegrei-me com sua correspondência; ela revela que você não se acomodou. Aliás, sinto-me lisonjeado e satisfeito em poder ajudar-lhe com um pouco da minha experiência colhida em três décadas como pastor.
Não permita que seus dons e talentos ofusquem o principal propósito de Deus para com sua vida. O que o Senhor tem para fazer em você é, e deverá sempre ser, maior do que qualquer coisa que ele tenha para realizar através de sua vida. Nós somos o seu projeto. Deus não quer usar-nos como abelhas de uma colméia, ele nos ama afetuosamente e deseja moldar-nos à imagem de seu filho.
Preocupei-me com a possibilidade do orgulho dominar suas entranhas. Ao descrever seus últimos sucessos ministeriais, detectei uma ponta de soberba. Cuidado! Não quero desanimar-lhe de querer se aperfeiçoar. Continue se esmerando para fazer o melhor, mas guarde minhas palavras: - Deus não nos mede pelo que fazemos, e sim pelo que somos. Antes de provar-se eficiente, lute para encher seu coração de bondade.
Fuja dos perigos da fama, prestígio e riqueza. Eu poderia citar o nome de vários obreiros que naufragaram em seus ministérios, porque, feito mariposas, se enfeitiçaram com as luzes da ribalta. Eu mesmo já fui tentado nessa área. Porém, há muito tempo, um rabino detectou minha sanha de aparecer e, amorosamente, me advertiu: “Meu filho, aprofunde sua caminhada com Deus e deixe que Ele decida se lhe exaltará ou não”. Hoje, retransmito-lhe o que ouvi, com um acréscimo: - Ao buscar fama e prestígio, talvez você consiga tornar-se célebre, mas condenará seu ministério à superficialidade.
Aprenda a cultivar a discrição. Você não foi chamado ao estrelato. Siga seu Mestre na senda do Calvário, buscando servir, sempre disposto a dar sua vida pelos seus amigos, e sem jamais buscar outra recompensa senão a alegria de ser parceiro de seu Salvador. As maiores personalidades da história universal não se preocupavam em alardear suas qualidades, eles amavam a sabedoria.
Foi bom constatar sua coragem. Notei seu destemor com os desafios pastorais e proféticos. Jesus, realmente, enviou seus discípulos como ovelhas no meio de lobos. Todo pastor precisa encarar os incômodos de sua missão e saber que sofrerá oposição dos que desdenham a verdade. Pior, padecerá horrores dos que se consideram donos da verdade. Quem deseja acompanhar os passos do Nazareno, sofrerá perseguição. Não tema sofrer ao lado de quem defende a justiça; viva abraçado com os que choram. O Evangelho não doura a pílula: nossos esforços pelo Reino virão regados de lágrimas.
Você citou alguns líderes como referências de seu ministério. Tome cuidado para não idealizá-los. Lembre-se que há diferença entre o personagem, o mito, e a pessoa real. Nem sempre os indivíduos dos ambientes públicos coincidem com os da vida privada. Recordo-me de um amigo que se deprimiu com o escândalo de um “grande” líder porque não aceitava que ele fosse capaz de cometer aqueles deslizes. Acontece que ninguém é imune de cometer lapsos. Todos dependem das misericórdias de Deus e todos precisam da sua graça.
Com nossa troca de mensagens, nasceu um grande carinho por sua vida. Seus dilemas me transportaram ao início de minha carreira. Vejo-me em você, por isso, escrevo para poupar-lhe de repetir minhas falhas.
Finalmente, guarde: não importa como começamos, mas como terminamos. Diversos, cientistas, políticos, empresários, religiosos tentaram abarcar o universo, mas perderam afetos e doçura. Quando estiver sozinho, repita muitas vezes: "De que vale o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?".
Busque terminar sua jornada repetindo as mesmas palavras de Paulo: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” – 2Tm 4.7.
Soli Deo Gloria.

Vai entender!!!


cabral que odeia frossard, ama rosinha, que odeia cesar maia, mas este, ama frossard, que odeia lula, mas este ama cabral, que ama crivela, que não ama rosinha, que ama alckimin, e cabral, embora este ame lula.
O lula que odeia o PFL adora a Roseana, o Delfim Neto, e até cachorro que lhe dê apoio, o Alckimin adora a frossard, que odeia o garotinho, que ama o alckimin.
Eleição, nossa! vai entender isso!

10 outubro 2006

Bom dia à Vida!

Tem dia que acordamos com aquela sensação de que nada vai dar certo. Esbarramos na pia, molhamos a roupa, o café derrama-se sobre nós, o pão cai (com a face da manteiga para o chão, é claro!), perdemos o ônibus, chegamos atrasados, levamos bronca do patrão, deixamos de vender, nossa!!!! quantas coisas mais poderiam dar errado num dia só?
Mas é apenas impressão. Nada acontece em nossa vida por acaso. Nós estamos sempre caminhando debaixo de um propósito. Não que as coisas que aconteçam conosco sejam obrigatóriamente necessárias acontecer, senão estaríamos vivendo como marionetes neste mundo, já completamente fadado a tudo. Mas existem cenas das quais não podemos escapar.
Quero aproveitar este momento e ajudar você a olhar positivamente a vida, dar bom dia a ela, mesmo que tudo ao seu redor conspire contra.
Não quero ser piegas, tolo, inocente, ou hipócrita, a ponto de dizer para você que não podemos nos aborrecer ou chatear, entristecer ou magoar, claro que nao, estou apenas afirmando para você, que a depender do seu olhar a vida realmente "é bonita, é bonita e é bonita".
Vejamos atitudes simples, que podem mudar o seu dia e sua noite, sua ida ao trabalho ou sua volta para casa.
Se pela manhã você beijar sua esposa, dizer que a ama, se interessar por aquilo que ela vai fazer e demonstrar afeto, por certo não apenas o dia será especial para vocês dois, como também a noite. Muitos maridos esperam que suas esposas estejam sempre a ponto de bala para relações íntimas, como se elas fossem as mesmas máquinas de sexo que homens são. Prepare o ambiente, levante o humor da sua mulher (ou do seu marido), vejam a vida com alegria, que esta alegria será a força para relacionamentos frutíferos.
Esqueça o trânsito, despreze os motoristas "profissionais" que entram na sua frente, avançam o sinal, cortam pela esquerda. O perigo está em fazer-nos perder o humor, a cabeça, a serenidade. Mas, olhe para frente, não olhe para os lados, deixe prá lá as provocações do dia a dia, seja um homem ou uma mulher feliz de verdade.
Não olhe os problemas, foque nas soluções. Pense nas possibilidades, nas coisas boas que poderão acontecer. Eu sempre fui muito ansioso, vez por outro sofro ainda com isso, mas tenho controlado meus sentimentos, e me sinto realmente muito, muito melhor. O amanhã pertence ao Senhor, dele é toda a terra. De que adianta minhas mais profundas dores, se não posso acrescentar um côvado à minha altura?
E por fim, e sempre aí que quero chegar, dê bom dia à vida, aquela que encontramos em Deus.
Sabe como todas as coisas acima acontecerão? Quando você submetê-las ao senhorio de Jesus Cristo, o Senhor. Nele vocÊ encontrará forças para vencer os dias de marasmo de seu casamento, a irritação que lhe domina todos os dias, a impaciência com os resultados que lhe provocam.
Em Deus você terá dias sempre melhores, mesmo que hoje você tenha acordado meio "assim", quero ministrá-lo uma palavra de sucesso, lembrando que sucesso não ter coisas, nem fazer coisas, mas ser...e começa em ser feliz de verdade.
Bom dia, e paz e graça!
Pr.Wellison M. Paula

09 outubro 2006

O começo e o fim de nossas escolhas


Nós somos seres que possuem livre-arbítrio. Sim, nós o possuímos. Em qualquer circunstância, ela está a nossa disposição, mesmo em que a situação que falo inclua uma arma em sua cabeça, afinal morrer poderá ser também uma saída.
Centenas de presos políticos preferiram a dor, ao pau de arara, aos choques em partes íntimas do corpo, na época da repressão no Brasil, a delatar seus companheiros. Uma opção, não é mesmo?
Na vida precisamos aprender a fazer escolhas. A bíblia diz que existem dois caminhos - um estreito e outro largo (MT 7.13,14). Ela fala sobre escolher entre as trevas e a luz (MT 6.23, ou seja o tempo todo somos instigados a fazermos uma opção na vida. Sempre há, é uma oportunidade que nunca cessará.
A pergunta de agora é: por que frequentemente escolhemos errado? ou por que frequentemente somos conduzidos por nós mesmos aos caminhos equivocados da vida?
Penso em duas coisas, importantes:
Primeiro - precisamos avaliar o começo de nossas escolhas. Tudo tem um início, e não podemos mentir para nós mesmos. O desejo que bate a nossa porta, o convite que chega a nossa janela e a facilidade que se avista diante de nós, nunca vem travestido de mal, mas antes, vem fantasiado de alegria, de prazer, de sucesso e de poder. O mal é que geralmente somos néscios na avaliação das propostas que batem à nossa porta, e quando menos percebemos enveredamos por elas, sem medir consequências.
Segundo - não avaliamos o fim de nossas escolhas. Não pensamos onde iremos chegar, o que iremos fazer com aquilo que conquistamos e simplesmente, se "o caminho parece que é bom, nos levará a vida ou a morte." Quando não enxergamos um palmo a frente de nosso nariz, quando não distinguimos "A" de "B", precisamos parar, porque o fim, embora não vejamos, pode-se facilmente imaginar.
O que fazer então diante das milhares de propostas diárias que chegam a caixa postal de nosso coração?
1. precisamos aprender a dizer não, antes que o não seja quase impossível de dizer;
2. precisamos ser "fracos", admitir, para Ele (DEUS), seja a nossa força.
3. precisamos não dar o primeiro passo em direção ao erro, seja ele de que natureza for;
4. precisamos crer em nossa humanidade, ela sempre nos trairá, e precisamos crer na divindade do Cristo, que sempre nos susterá;
5. precisamos detestar o mal, não apenas por semântica, mas por prática, pois nada que que não venha dos céus, de fato vai nos abençoar.
Nossas escolhas possuem começo e fim, cabe a nós administrá-las, para que "a nossa paz seja como um rio e nossa retidão como as ondas do mar". (Is. 48.18).
Um beijao a todos e paz e graça.
Pr.Wellison M. Paula

Entre o Médico e o Monstro

Acabei de assistir ao debate entre Lula e Alckmin. São exatamente 2h37m, como o debate aconteceu as 20 horas, na BAND, conferi o "replay" na íntegra, na BANDNEWS.
Não posso dizer que gostei, vi um presidente, em quem já votei, debochado, irônico, incapaz de responder questões sérias com objetividade.
O vi mastigar palavras soltas, irresponsavelmente falsas, sobre questoes de segurança, e principalmente a corrupção. Não quero tornar meu texto partidário, longe de mim, entretanto quando vejo o LULA LÁ, de alguns anos atrás, e comparo com o de hoje, vejo uma deformação tão grande, mas facilmente explicada: o poder.
O poder degenerou LULA, ele embasbacou-se com tantas viagens. Hoje ele não é mais líder sindical, é presidente do maior país da América Latina. Alguns poderiam perguntar: mas isso não faz dele um homem excepcional (no bom sentido)? é claro que sim, fez dele, nao sei se faz.
LULA não esqueceu o seu passado, mas percebo nitidamente que ele arrota o seu presente, com uma "arrotância", digo, arrogância, que não cabe bem ao líder de uma nação continental. Mas, fazer o quê, votei nele - e quem pariu Matheus que balance, diz o ditado.
Para mim LULA tem pouca coisa do que tinha que o credenciou a ganhar as eleições passadas, mas hoje, sei não, acho, que virou um monstrinho nas mãos de gente aproveitadora - creio que nem ele se reconhece mais, deve fazer um esforço, sentado no planalto, dizendo a si mesmo: tomara que eu volte a ser o que era, senão eu não ganho mais nada.
Do outro lado, estava o médico. Subiu o tom, nitidamente para ser mais agressivo na reta final da campanha. Provavelmente a maioria dos seus líderes estavam criticando seu jeito "xuxu" de ser.
Alckmin é médico, mas isso não pode por si só dar a ele a condição de ser presidente, teríamos que ver mais, ouvir mais, discutir mais para saber se é dele a faixa presidencial. Infelizmente os apoios partidários de Alckmin dão até enjôo.
Creio que todos nós perdemos um pouco nesta campanha presidencial. Infelizmente as opções se diminuem, mas nao podemos escapar delas, é o preço da DEMO-cracia.
E então, temos mais 20 dias para discutir, debater e escolher, entre o médico e o monstro.
Que Deus nos capacite a escolher bem entre um ou outro.
Paz e Graça
Pr.Wellison M. Paula

08 outubro 2006

SEPARADOS PARA VENCER!

Eu não creio exatamente numa teologia que promete todas as bençãos, todos os dias, na hora que desejamos.
Não creio num Deus que seja escravo de nossos desejos megalomaníacos, que inclui carros, casas, empresas, dinheiro na conta e outras coisitas mais.
Não creio numa oração de reinvidicação, que sugere o estilo de vida monetário que Deus se obriga a nos dar, nem mesmo naquela que promete não aceitar, reivindicar, protestar contra qualquer enfermidade, como se não pudéssemos tê-las.
Entretanto, embora nao creia numa teologia ufanista, capitalista, e besta, creio que podemos nos sentir vitorisos, em qualquer circunstancia da vida, sem que isso comprometa a nossa fé.
Ser vitorioso pode ser vencer um cÂncer, mas pode também ser conviver com ele, sem nunca desistir de Deus.
Ser vitorioso pode incluir um emprego maravilhoso, mas pode também ser uma porta fechada por Deus e jamais blasfemarmos contra ele.
Ser vitorioso pode ser conhecer outros países, mas pode também ser a felicidade de ser usado por Deus "favela onde nasci".
Ser vitorioso pode ainda falar de um templo majestoso, mas também pode ser nascer num estábulo, para dividir a história.
Ser vitorioso até inclua um carro importado, parado na garagem de casa, mas quem sabe inclua um desfile num jumentinho, só para salvar o mundo inteiro. Eu creio na teologia da vitória, aquela que em hipótese alguma é senhora de nossa fé, mas serva, de Deus. Onde NEle, e para Ele Importam todas as coisas. Mas a minha dúvida é que talvez poucos, bem poucos, gostem dessa teologia.
Paz e Graça a todos.
Wellison M. Paula