18 novembro 2006

Acabou "Cobras e Lagartos", mas não acabaram as cobras e lagartos


Na sexta-feira, 17 de novembro, acabou a novela "Cobras e Lagartos". Não sei por quanto tempo ela consumiu o tempo de milhões de telespectadores do Brasil e de todos os países em que o canal alcança.
A novela, nos seus capítulos finais definiu o fim de cada um das personagens.
Estevão, o vilão, foi morto. Leona, a vilã, matou-se. O pai de Estevão, vilão, ficou louco. Madá, a assassina de Estevão foi presa. Foguinho que mentiu, enganou e traiu, morreu, foi à porta do inferno e voltou, salvo na hora "H", por ordem do anjo, que não podia ser mais engraçado do que o Zéu Brito. Bel e Duda, viveram felizes para sempre. E outros viveram felizes também.
Ah!O Foguinho, o anti-herói, recebeu o amor de Helen, que decidiu ganhar a vida honestamente, e ambos, sugere o fim da novela, vão enriquer outra vez, mas agora pelas boas mãos do trabalho.
Foi o fim de "Cobras e Lagartos".
Mas na vida, nem sempre as coisas são assim. O salmista, no salmo 73 reclama, "será que valeu a pena manter íntegro o meu coração?". Quando percebe que ímpios ganham tudo, e ele que serve a Deus fielmente não tem quase nada. Se é que o tudo é ter coisas.
Na vida vamos nos deparar com cobras e lagartos o tempo inteiro. Pessoas que querem o nosso mal, que intentam contra nós.
Mas nem sempre conseguimos ver o fim da novela, dos tais. Será que de fato, não reclamamos com Deus, daqueles que se levantaram para nos atingir e de repente nada acontece a esses?
Creio que sim, entretanto, precisamos aprender algumas coisas importantes para o resto de nossas vidas:
primeiro - cobras e lagartos sempre teremos perto de nós, ou tentando se aproximar de nós. Foi assim com Paulo, foi assim com Davi, foi assim com Neemias. Todos nós sabemos disso. O diabo pode usar pessoas para danificar nossa vida e nosso relacionamento com o Senhor. As cobras e os lagartos existem e estão vivos no planeta terra, parafraseando Carl Lindsey.
segundo - cobras e lagartos servem para distrair o nosso coração - isso mesmo. Eles aparecerão próximos de nós para distrair o nosso piedoso coração, apaixonado pelo Senhor. É gente com todo o tipo de sentimento, carnal, humano, diabólico. Gente capaz de dar "amor", dar "dinheiro", dar o "corpo" e até a alma para conseguir o que quer. Mas no final, saiba, cobrará um preço absurdamente desproporcional ao que ofereceu.
terceiro - cobras e lagartos são a realidade nua e crua de um mundo caído, do qual você faz parte, mas com o qual vocÊ não compartilha. Fuja desses, fuja mesmo! Não compactue com nada, não compartilhe idéias erradas, métodos duvidosos, ou interesses escusos. Gente assim, meio "cobra e lagarto", serão instrumentos para gerar um fracassado relacionamento com o Senhor.
A novela acabou, mas não a realidade da existência de pessoas que querem o nosso mal. Perceba que o caráter perverso, é revelado pelo Senhor na sua palavra:
"aquele que pisca maliciosamente causa tristeza, e a boca do insensato leva-o a ruína" (Prov.10.10)
"Livra-me dos que praticam o mal e salva-me dos assassinos" (Salmo 58.2)
"Seu veneno é como de serpente; tapam os ouvidos como a cobra que se faz surda para não ouvir a música dos encantadores, que fazem encantamentos com tanta habilidade. Quebra os dentes deles, ó Deus; arranca Senhor, as presas dos leões" (Salmo 57.4-6).
Aproveite o fim da novela e saiba, que a novela da vida não acabou. Esteja atento a tudo que acontece ao seu redor, e aqueles com quem você anda.
A Palavra vai dizer que as "más conversações corrompem os bons costumes"...e é verdade. Abra os olhos e tenha discernimento para ver as cobras e os lagartos perto de você.
paz e graça
e um beijo no seu coração
Pr.Wellison M. Paula

Nenhum comentário: