27 novembro 2006

É O AMOR...

O amor não consiste em fitar um ao outro, mas em olhar juntos na mesma direção.
Antoine de Saint-Exupéry
O amor é a única paixão que não admite nem passado nem futuro.
Balzac
O amor só é amor, se não se dobra a obstáculos e não se curva à vicissitudes... é uma marca eterna... que sofre tempestades sem nunca se abalar
Shakeaspeare

"O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O amor jamais acaba".
Apóstolo Paulo
Não quero de modo algum parecer dar as palavras de I Coríntios lugar comum. Não dá. Ela é Palavra de Deus. Contudo, não estou falando da Palavra como Palavra de Deus, mas falando da palavra como palavra, frase, idéia, pensamento que emerge da alma, do coração, da consciência e nos faz pensar.
Confesso que passei um tempo desacreditando nesta palavra amor. As pessoas falam que amam, mas amam até o calo ser pisado. Amam até a decepção bater a porta. Amam, até naufragarem em suas amarguras por alguém. Amam até trocar o amor pelo ódio mais tirano, ou pela mágoa mais ressentida.
Percebi que as palavras de Paulo, para muita gente é só discurso. É poesia, e nada mais. Recordo-me que alguém um dia me disse: "você não ama!", sentenciando-se as fileiras dos desalmados que não sabem o que é amor. Por um tempo sofri uma crise de identidade, achando que talvez essa pessoa tivesse razão, eu nao amava mesmo. O tempo passou e quando vejo que olho para alguns com ternura, que vejo a vida com esperança e que sonho, desacreditei no que me disseram, e vejo sim, que amo.
Mas para alguns amor é uma palavra tão batida que caiu no lugar comum das emoções. Amam como almoçam. Amam como tomam banho, como espirram, como fazem sexo (os casados, cansados, que nem tem mais prazer no corpo do marido ou da mulher, mas submetem-se aos rituais do "prazer" unilateral que normalmente ateia o corpo e seus ideais). Amam assim.
Decidi que não quero amar como estes, nem quero amar como eu mesmo amei. Quero amar como Cristo. ELe sim, no amor Dele eu acredito. E acredito em todos aqueles que querem amar como Ele amou.
Ele olhou para Judas, um apóstolo traidor, e o amou. Ele olhou para Pedro, um pastor fracassado em suas próprias palavras, e o amou. Olhou para as pessoas que o crucificaram, amarrados às suas religiões, e os amou. Olhou para Pilatos, mergulhado na síndrome do poder, e o amou. Olhou para um ladrão, pendurado numa cruz, e o amou. Para uma adúltera, manchada com os espermas da traição, e a amou. Olhou para um jovem advogado, desejoso do céu, com medo de largar a terra, e o amou. ELe olhou para a mãe, orfã do Filho, e a amou. Olhou para João, orfão do amigo e o amou. Olhou para Deus, distante na hora H, e o amou. Olhou para Tomé, recheado de incredulidade, e o amou. Olhou para Paulo, perseguidor implacável, e o amou. Olhou para Lázaro, fedido e morto, e o amou. Olhou para os léprosos, carcomidos pela natureza doentia, e os amou. Olhou para Nicodemos, um religioso inveterado, e o amou. Ele sabia, de fato o que significava amor.
Decidi tentar amar como Ele amou. Diante dele não me arriscarei mais a ouvir pessoas cantando amor em seus cultos, declarando paixões impagáveis, e um só corpo no Senhor, mas carregando as mazelas de suas humanidades, que os fazem áridos como deserto, e deixa a alma seca como o chão nordestino.
Quero amar sim, mas como Ele amou. E espero que todos também queiram, porque o que muito vi, passou longe de ser o que Ele foi. E isso vale para mim...e para meus acusadores.
Paz e Graça
Pr.Wellison M. Paula

Nenhum comentário: