17 novembro 2006

CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO


Hoje, nada mata mais que o coração. Ataques cardíacos acontecem a pessoas de todas as idades. As razões são muitas: gordura, falta de exercícios, colesterol alto, etc, etc.
Cuidar não é dificil, exercícios regulares, exames periódicos, podem ajudar a evitar problemas mais sérios.
O coração engana. Veja o jogador Serginho do São Caetano. Jovem, vigoroso, atleta, mas...morreu em campo.
O coração, segundo Jeremias, é enganoso. Provérbios vai dizer que é "dele que procedem as fontes da vida". Jesus vai mais longe, quando diz que "a boca fala o que o coração está cheio" e ainda, "que onde estiver o teu coração, ali estará o teu tesouro".
O coração, há tempos, tem sido tema importante na vida do ser humano, seja no aspecto físico, quando emocional e espiritual.
Creio, portanto, que vale a pena perguntar: como temos cuidado de nossos corações.
Tem dias que você acorda mais disposto, mais feliz, mais animado não é verdade? Por favor, não vá me dizer que "com o Senhor acordo sempre bem!!!". Embora seja verdade a afirmação, nós sabemos muito bem que tem dias que mesmo com o Senhor, acordamos pensando o que fazer naquele dia.
Como você tem cuidado de seu coração? O que você tem feito para dar saúde emocional e espiritual dele?
Eu lendo a Bíblia vou encontrar algumas dicas importantes, que se tivéssemos sabedoria ouviríamos e entenderíamos e mais, faríamos:

por exemplo, ela diz que "filho meu atentes as palavras deste livro", diz provérbios. Ou seja, uma boa maneira de poupar a saúde de nosso coração é ouvir as palavras do alto. Meu Deus! Como maltratamos o nosso coração, todas as vezes que resolvemos, deliberadamente, não ouvir as palavras do alto.
E ainda, quando diz que "buscai ao Senhor, enquanto se pode achar e invocai-o enquanto está perto", é uma indicação clara, que a saudade nos faz sofrer. HAverá um dia que todos se arrependerão de não ter desfrutado daqueles momentos gloriosos com o Pai. Sentiremos a dor da saudade, a dor da distância, a dor da solidão e a dor do vazio de não vermos mais Deus perto de nós.
Como você tem tratado do seu coração?
Quero, eu, dar-lhe três dicas importantes:
primeiro, seja honesto sempre. Não vale a pena, nunca, esconder nada de si mesmo;
segundo, seja íntegro sempre. Não vale a pena juntar-se com quem não quer abençoar a você. Não negocie seu caráter, em troca de momentos de "lazer".
terceiro, seja cristão, em tudo. Mas seja do Cristo, não da religião. Seja do Cristo, não da denominação. Seja do Cristo, não das pessoas. Seja cristão de Deus.
Cuide de seu coração, vale a pena...o resultado estará gravado na eternidade.
Beijos no coração e Paz e Graça.
Pr. Wellison M. Paula

Nenhum comentário: