20 novembro 2006

Este filme vale a pena!



Ele é sensacional. A fotografia, a sensibilidade, as atuações dos atores, o figurino e o pano de fundo da copa de 70, ainda debaixo das brutalidades e sandices dos militares, transformam o filme "O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS", num programaço.
O filme se passa em 1970, quando os pais do menino Mauro precisam fugir da repressão militar, e a desculpa, é claro, para eles e para todos, é que saíriam de férias, na verdade um exílio. Palavra que não é parte do vocabulário de crianças, como Mauro, o protagonista da película brasileira, para ele "exílio é quando o pai da gente se atrasa tanto que nunca mais volta".
O filme é de uma sensibilidade apaixonante. Assisti, juntamente com Matheus e Tati, neste sábado. Não me arrependi. A indicação foi do Matheus, que vira na TV parte dos bastidores da filmagem. Mas constantemente ouvia críticos e jornalistas citando a beleza dele. Três falaram tanto que resolvi atender: Marcio Guedes, José Trajano e Juca Kfouri, todos da ESPN.
Aliás, devo dizer que os dois últimos nacionais que assisti, este, que indico agora, e "Anjos do Sol", contanto as histórias das meninas vendidas como mercadorias para inescrupulosos do interiorzão do país, são obras primas. Vale a pena conferir.
"Anjos do Sol" creio, não está mais no circuito, assisti com Danusa no Cinemark, numa promoção do Cinema Nacional, dia 06 de novembro - me emocionei, chorei, e aplaudi. O cinema brasileiro tem histórias fantásticas.
Estava na Flórida, aguardando um amigo que participava de uma reunião. Pedi que me deixasse num Shopping qualquer, para passar o tempo. O tempo seria extenso, resolvi assistir um filme, escolhi "Os 4 fantásticos". Nossa, que filme horrível, chato, roteiro fraco, diálogo sem graça e bobo. Nem para entretenimento serviu. Gastei meus dólares a toa.
Estou dizendo isso porque tem gente que diz que não gasta dinheiro com cinema nacional, brasileiro, da terra. Eu gastei lá e não valeu a pena, gastei com alguns aqui, que de fato me encheram os olhos.
O fime o "O ano que meus pais saíram de férias" tem uma cena emblemática...mas fico com medo de citar aqui e o pessoal achar que contei "tudo" do filme.
Vão lá. Um beijo no coração
e Paz e Graça.

Nenhum comentário: